Economia internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O Comitê de Política Monetária (COPOM) se reúne periodicamente para avaliar a taxa de juros do Brasil. Além da taxa de juros que impacta nas negociações nacionais e internacionais, outra variávelmuito importante é a taxa de câmbio. Diante deste contexto, acompanhe um dia de oscilação de taxa de câmbio, entre as nove horas até o fechamento da cotação. Avalie e descreva, em um texto de nomínimo 10 linhas, estas oscilações e compare com a média da taxa de câmbio do mês anterior. Publique a fonte de pesquisa e os valores requeridos. (3,0 pontos)
2. Leia o artigo abaixo sobre os motivos queestão levando os empresários brasileiros a pedirem medidas contra as importações de produtos têxteis vindos da China e de outros países.
Indústria têxtil pede ao governo cotas para importação deroupas
O setor privado solicitou ao governo que adote uma barreira contra a importação de roupas. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) protocolou ontem um pedido de investigação desalvaguarda para vestuário, alegando que está ocorrendo um "surto" de importações de roupas no país, que causa prejuízos à indústria nacional. Se o pleito for atendido, as roupas que chegam ao Brasil, vindasde qualquer origem, estarão sujeitas a cotas ou a uma sobretaxa. A medida prejudica os interesses de grandes varejistas, como C&A, Lojas Renner, Riachuelo e Marisa. Procurada pela reportagem, aAssociação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) preferiu não se pronunciar. O assunto é polêmico e divide opiniões no governo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, incentivou o setor a entrar com o pedidoe vê a demanda com bons olhos. No fim do ano passado, chegou a falar em trocar as tarifas de importação de vestuário de "ad valorem" (porcentagem) para "específica" (um valor fixo), mas a ideia nãoprosperou. No Ministério do Desenvolvimento, o assunto provoca desconforto e o órgão promete uma avaliação técnica. O Itamaraty vê com receio o impacto para a imagem do Brasil no exterior. O setor...