Economia internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

| Atividade de avaliação a distância (AD) |

Disciplina: Economia Internacional
Curso: Economia
Professor: ______________________________________________________
Nome do aluno: Henrique Alexandre Fogaça de Moraes
Data: 19/09/2012

-------------------------------------------------
Orientações:
*-------------------------------------------------
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
* -------------------------------------------------
Entregue a atividade no prazo estipulado.
* -------------------------------------------------
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
* -------------------------------------------------
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual deAprendizagem (EVA).

1. A empresa catarinense Embraco, a exemplo de outras empresas brasileiras, realizou um investimento de U$ 65 milhões na construção de uma fábrica na China. A partir desta afirmação responda: (2,5 pontos)

a) Por que as empresas realizam investimentos externos diretos?
R – As empresas realizam investimentos externos diretos como estratégia de crescimento,visando aumentar sua competitividade. A medida que as economias em desenvolvimento vão se tornando mais abertas, suas empresas tem que enfrentar a concorrência, tanto no mercado interno como no externo. Os investimentos diretos externos são utilizados para contornar restrições estabelecidas por alguns países sobre produtos importados, fortalecendo sua competitividade, usufruindo os efeitos daespecialização e aprendizado, ter acesso aos mercados financeiros internacionais em condições favoráveis. Buscam também reduzir seus custos e aumentar a produção. Alguns recursos específicos de um pais atrai as empresas, tais como: Qualidade e preço dos insumos, qualidade da infra estrutura, custos de transportes e comunicação e mão de obra barata.
b) Quais as vantagens e desvantagens doinvestimento externo direto para os países-hospedeiros?
R – As principais vantagens para os países-hospedeiros são ter acesso a tecnologias e técnicas de gerenciamento superiores, aumento da produção local, geração de empregos,, demanda de insumos, mão de obra qualificada e boa estrutura de comunicação.
As principais desvantagens são enfrentadas pela superioridade tecnológicas, gerencial ou de marketingdas multinacionais, como também o acesso privilegiado a informações (não acessíveis aos competidores locais), e o pouco interesse em transferir conhecimento e capacitação tecnológica para a economia local.
As grandes empresas podem impedir a concorrência local com uma política predatória de preços ou simplesmente negando acesso dos concorrentes a determinadas matérias-primas, sobre as quais elastem domínio na cadeia produtiva mundial.
2. A maioria dos economistas afirma que o livre comércio é a política comercial desejável, muito embora poucos países realmente pratiquem o livre comércio. Escreva de 8 a 10 linhas porque a maioria dos economistas tem essa visão e porque poucos países adotam o livre comércio. (2,5 pontos)
R – A maioria dos economistas acha que livre comércio é umapolítica comercial desejável porque a partir da abertura comercial entre as nações, possibilitaria aos países exportar produtos onde são mais eficientes na sua produção, possibilitando também a importação de produtos onde são menos eficientes, permitindo assim maior competitividade e geração de empregos ao mesmo tempo aumentando a quantidade de bens disponíveis para consumo. Eliminaria também asdistorções em preços relativos e daria um maior acesso a linhas externas de investimentos. Poucos países adotam o livre comercio alegando que ele diminuiria o numero de empregos, que seria uma concorrência desleal e promoveria a diminuição dos governos nacionais na condução da economia.

3. Supondo, de acordo com a Teoria Clássica do Comércio Internacional, dois países (A e B), que produzem dois...
tracking img