Economia internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Dada a importância do SFI, este trabalho realiza um estudo sobre o Sistema Financeiro Internacional e sua evolução na economia, como ele atua no desenvolvimento econômico e como suas estratégias mudaram ao longo dos anos, discorrendo sobre o desenvolvimento econômico e concluindo que as transformações ocorridas nessas relações internacionais adaptaram-se as mudanças ocorridas nodesenvolvimento mundial. Para isso o processo de tomada de decisões reflete sobre a gestão financeira das organizações que neste caso, fica o papel do gestor financeiro em administrar e decidir sobre a qualidade das decisões tomadas nos vários níveis organizacionais do SFI. Decisões que por sua vez são tomadas com base de dados e informações levantados a partir do comportamento do mercado financeiroe seu desempenho global.

Esse processo de tomada de decisão vem assumindo risco cada vez maior na economia mundial. Desequilíbrios nas taxas de juros, crise em grandes países e competitividade, entre outros aspectos, vêm exigindo uma capacidade mais analítica e questionadora do SFI com relação ao risco financeiro empresarial e a capacidade de gestor financeiro.

O PAPEL DO GESTOR FINANCEIROO papel do Gestor Financeiro é de extrema importância para as organizações, ele é responsável pela:
* gestão dos processos econômicos financeiros;
* interpretação de dados contábeis;
* utilização ferramentas financeiras cabíveis;
* tomada de decisões;
* aumento de geração de caixa e
* Aumento da proporção de lucros.
Com a crise ocorrida recentemente nos EUA, ondealgumas empresas fraudaram seus demonstrativos contábeis, com o apoio de grandes firmas de consultoria, todos os controles foram se aprimorando, aumentando a qualidade das informações.com, trazendo maior credibilidade às decisões, além da confiança do investidor e a sustentabilidade das organizações.
Além de dados contábeis, outros fatores críticos influenciam o Gestor para tomada de decisãocomo: Políticas econômicas governamentais, inflação, câmbio e taxas de juros e mudança constante da legislação tributária, fatores esses que interferem nos resultados financeiros, tanto no curto quanto no longo prazo.
A controladoria é um setor vital nas empresas, devido a sua sistemática de informações que auxiliam para a tomada de decisões e direcionamento dos investimentos.
. Ao efetuar aanálise Econômico-Financeira de uma empresa, o gestor, tem como seu principal objetivo, extrair informações das demonstrações contábeis, interpretá-las e gerar dados confiáveis para o processo de tomada de decisão, avaliando os pontos fortes e fracos, englobando ainda conhecimentos da concorrência e do mercado em si. O gestor deve possuir uma visão global de tudo o que esta acontecendo, pois todaorganização, não importa seu porte, ramo de atividade, etc.- realizando corretas interpretações de seus dados contábeis, tributários, analisando mesmo que superficialmente as variáveis econômicas do país, podendo gerar caixa e lucro para a completa continuidade de suas operações, visualizando seu constante crescimento. Durante muitos anos, no Brasil, alguma situação especifica da economia marcaramfortemente a atuação dos profissionais das áreas contábil e financeira. Duas foram (e uma delas é) as principais: alta inflação e a confusa e elevada carga tributária. As taxas elevadas de inflação, desde a década de 70 do século passado foram as responsáveis pela separação das atividades contábeis e atividades financeiras nas operações de tesouraria e pelo afastamento do gestor financeiro nasoperações de tesouraria e pelo afastamento do gestor contábil das atividades de planejamento orçamentário, contabilização e analise de custos e preparação de informação gerencias para a decisão.
Devido a essas contribuições, as atribuições e o foco do gestor financeiro também mudaram. Com a redução dos índices inflacionários e a instabilidade financeira, o foco de finanças passa de tesouraria para:...
tracking img