Economia internacional - blocos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA INTERNACIONAL

PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS E SUA DISPOSIÇÃO NOS CINCO ESTÁGIOS

ALUNOS;
Jhonatan Rosa
Luís Monteiro da Silva Neto
Pablo Batista de Paiva
INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende analisar os principais blocos econômicos, desenvolver uma breve descrição sobre os mesmo e analisa-los levando em conta sua posição perante os cinco estágios: Zona de Livre Comércio,União Aduaneira, Mercado Comum, União econômica e União Monetária.

DESENVOLVIMENTO

1º Os Cinco estágios:
- Zona de livre comércio (ZLC): Os países membros reduzem ou até mesmo eliminam barreiras alfandegárias, tarifadas ou não, que incidem perante a troca de mercadorias dentro de um determinado bloco econômico.
- União Aduaneira: Os países membros de um determinado bloco econômico, além deabrir os mercados internos, regulamentam seu comércio de bens com nações externas.
Na união aduaneira os países adotam uma Tarifa Externa Comum (TEC) que permite estabelecer uma mesma tarifa a mercadorias provenientes de não integrantes do Bloco.
- Mercado comum: Garante a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais dentro do Bloco. É diferente da União Aduaneira quando os paísesmembros permitem a circulação apenas de bens.
- União Monetária: Quando os países membros de um bloco econômico Já possuem o Mercado Comum com livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, adotam uma moeda única que permite essa livre circulação.
- União Econômica: Os países do Bloco precisam ter um banco central único, uma política monetária comum, fórum político representado por todosos países.

2º Principais blocos econômicos:
NAFTA – ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO DA AMÉRICA DO NORTE:

Iniciado em 1988, e por meio do acordo de libertação de 1991, formalizou-se o relacionamento comercial entre Estados Unidos da América e Canadá e em 1992 aderiu ao bloco também o México.
Entrou em vigor em 1994 com o prazo de 15 anos para eliminação das barreiras alfandegárias entre os trêspaíses.
O principal objetivo do tratado é a Zona de Livre Comércio (ZLC), facilitar o comércio de produtos e serviços entre os países membros assim fazendo com que os mesmos cresçam economicamente.
Não faz parte dos objetivos do NAFTA e também não vigora o Mercado Comum, União Aduaneira, União Econômica e União monetária.
MERCOSUL – MERCADO COMUM DO SUL

Iniciado a partirdo tratado de Assunção 1991, e a partir do protocolo de Ouro Preto de 1994, fora criado o Mercado Comum do Sul ou MERCOSUL, uma organização formada por 4 Países membros ( Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e dois associados ( Bolívia e Chile ) com o objetivo de criar um Mercado Comum com livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos.
Entre os objetivos do MERCOSUL está também àadoção de política externa comum, coordenação de posições conjuntas em foros internacionais, formulação conjunta de políticas Macroeconômicas e setoriais e por a harmonização de legislações nacionais, com intuito de uma maior inegração.
Recentemente o Paraguai foi suspenso por suspeita de Golpe de Estado e Houve a adesão da Venezuela.
O MERCOSUL, mesmo depois de duas décadas de existência, nãorealizou plenamente seu processo de integração, de maneira que ainda é classificado como uma União Aduaneira “Imperfeita”.
A Tarifa Externa Comum (TEC) também é imperfeita por causa da grande quantidade de exceções que frustram a União Aduaneira e dificultam a plena realização do MERCOSUL.
O MERCOSUL não alcançou até hoje os seus objetivos principais, alguns dos quesitos objeto desta pesquisa, porémteve um crescimento nas relações entre os países membros em relação ao comércio e maior força na conjuntura política internacional.
UE – UNIÃO EUROPEIA

O mais avançado bloco econômico no contexto da globalização, originada da Comunidade Econômica Europeia, fundada em 1957 com o tratado de Roma, é o segundo maior bloco econômico do mundo, Atrás apenas da APEC.
O objetivo inicial era o...
tracking img