Economia internacional 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
17/08/2011

Economia Internacional (IEE201)
Seção 1: Globalização Produtiva e Financeira

Definição globalização. Mundialização.
• “A mundialização corresponde à expansão e harmonização dos laços de interdependencia entre as nações, as atividades humanas e os sistemas políticos em escla mundial. Este fenômeno afeta as pessoas na maioria da áreas com efeitos e temporalidades próprios. Elefaz referência tamném às trasnferencias e trocas internacionais, de bens, mão-de-obra e conhecimento.” • Mundialização faz referência ao conjunto de fenômenos que resultam da abertura crescente das economias às mercadorias e aos capitais estrangeiros. Guillochon (2008)

1

17/08/2011

Um pouco de história...
• Guillochon (2008) afirma que a globalização/ mundialização das economiasocidentais tem seu primeiro movimento importante quando das navegações do século XVI. Nessa época, o crescimento do comércio exterior é notável, baseado na triangulação dos fluxos envolvendo comércio de escravos, produção e exportação de bens primários para as metrópoles e exportação de bens manufaturados para as colônias e demais países. • CEPAL (2002) afirma que o processo contemporâneo deinternacionalização data da emergência do capitalismo na Europa nos fins da Idade Média.

História moderna: identificação de 3 fases de intensa internacionalização das economias nacionais
• 1870-1913: esse é um período marcado por forte intensificação do comércio internacional, puxado mais pela redução dos custos de transporte do que pela liberalização das economias nacionais (ao contrário, época de forteprotecionismo) e dos fluxos de mão-de-obra e de capital. Tal ciclo de internacionalização é interrompido pela IGM, sendo retomado apenas após finda a IIGM. 1945-1973: esse período, conhecido como a “idade de ouro” para as economias centrais que viveram período de forte crescimento, foi marcada por forte expansão do comércio internacional, ainda que com menor intensidade relativamente ao cicloanterior de expansão dos fluxos de capital e de mão-deobra. É um período marcado pelo desenvolvimento de instituições internacionais no âmbito do comércio e das finanças, além da implementação de diferentes modelos de organização econômica e também de um forte movimento integracionista capitaneado por Europa e América Latina. 1975-até hoje: nesse período, a internacionalização das economias é fortementemarcada pelo crescimento do comércio, estimulado pela redução dos custos de transporte e informacionais e também pela reorganização da produção, pelo aumento dos fluxos de capitais, produtivos e financeiros, com, inclusive o desenvolvimetno de novos instrumentos financeiros e por uma “baixa” mobilidade da mão-de-obra.





2

17/08/2011

De 1973 até hoje…
• Nesse último período, noentanto, a intensificação desses fluxos tem sido bem superior, relativamente aos dois ciclos anteriores. As razões para ocorrência de diversos dos fenômenos atuais estão muitas vezes localizadas em um período remoto – desde a abertura dos canais de Suez e do Panamá (em 1869 e 1903, respectivamente) até o uso do telégrafo (século XIX) e do seu sucessor, o telefone (século XX). Porém, as inovaçõesmais recentes, sobretudo na área de informática e telecomunicações, permitiram uma redução sem precedentes do tempo e do custo de acesso a informações e bens. Tais mudanças também imprimiram modificações no processo produtivo que se beneficiou das possibilidades de flexibilização e segmentação. A possibilidade de se partilhar o processo produtivo levou a uma reorganização das empresas, que passarama utilizar de diversas estratégias de sub-contratação ou de instalação de filiais multinacionais, de forma a aproveitar as vantagens comparativas dos países não mais em setores mas em atividades/segmentos produtivos. Efeitos sobre os fluxos internacionais de investimentos diretos e de comércio.



Globalização: fenômeno multidimensional
• Econômica: científica e tecnológica; produtiva;...
tracking img