economia globalizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


Introdução


Atualmente nesses tempos de economia globalizada, as empresas tem passado por diversas fusões e incorporações, em todos os setores da economia. Essas fusões representam 2 trilhões de dólares em todo o mundo. Detaca-se, principalmente, os paises emergentes.
No Brasil, as operacoes de fusao e incorporacao foram alavancadas apos algumas mudancas na politica economica nacional.Entre as decadas de 1950 e 1980, visando a contrucao de um potencial mundial auto- suficiente,a economia brasileira firmou-se em principios nacionalistas,propositos protecionistas, reservas de mercado, estatizaçao e concessao de incentivos paraa expansao do setor produtivo privado.Esse fatos permitiram,ao longo dos anos seguintes, que as transacoes de fusoes e incorporacoes ocorressem no cenarionacional, consolidando novas diretrizes estrategicas para a economia brasileira.
Esta tendencia explica-se, fundamentalmente, pela concorrencia cada vez mais acirrada existente entre as empresas e pelo fato dessa concorrencia impor uma otimizacao na produção e no funcionamento destes entes economicos afim de se enxugar os custos de producao e, por consequencia, possibilita colocar no mercado produtosmais competitivos e que possam,unitariamente, agregar o maximo possivel de valor.






Fusão e Incorporações
Podemos descrever uma fusao como a uniao de duas ou mais compahias que se extinguem formando uma unica e grande empresa, que as sucede em direitos e obrigaçoes. Em uma fusao ocorre a criacao de uma nova firma, ao passo que uma incorporaçao uma das empresas mantem sua identidade juridica. Nafusao o meio de pagamento utilizado é, na maioria das vezes, uma troca de ações, já na incorporação este pagamento da-se por trasnferecia de dinheiro, ações, titulos.
Em uma fusão as empresas são geralmente do mesmo porte,em termos de faturamento e market share, e atuam em uma mesma area, ainda que possa haver uma fusão entre duas empresas que operam segundo relação, fornecedor-cliente;enquantoque uma incorporção uma empresa e relativamente maior que a outra e não necessariamente atuam na mesma area.
Assim como a fusão, a incorporaçao de sociedade comercias possue tambem uma definicao legal, definida como incorporaçao a operacao pela qual um ou mais sociedades sao absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigacoes,portanto ao contrario da fusao, a incorporacao desociedades comerciais, apenas na reforma do estatuto ou contrato da sociedade que incorpora, desaparecendo a empresa incorporada. A fusão por outro lado, impõe a extinção das sociedades fisionadas, surgindo assim uma nova sociedade.

Razoes e motivos para transações de fusoes e incorporacoes

Existem varias razoes para uma transacao de fusao e incorporaçao, o motivo basico deveria ser o aumento dovalor da ação, ou valor de mercado da empresa, porem a outros motivos mais imediatos que justificam as operaçoes. os principais são:
-Crescimento ou diversificação
- Sinergia
-Capitação de fundos
-Considerações fiscais
-Aumento da liquidez para os acionistas
-Aumento de capacidade administrativa ou tecnologica

Os três principais motivos que levam as empresas a realizar esse tipo de operação, emmais da metade dos casos, são os ganhos de market share, maior amplitude geografica de atuação e crescimento com ampliação de escalas operacionais que são os fatores determinantes para uma transação de fusao e incorporação.


Crescimento


O motivo mais claro que justifica uma incorporação é o rapido crescimento alcancado pela empresa consolidada. Pois as empresas podem adquirir ativos quepermitam um ganho de escala com significativa rapidez para seu crescimento. Este crescimento pode ser de duas formas: vertical ou horizontal.
Crescimento horizontal é o metodo mais comum. Nesta transação empresas adquirem seus concorrentes ou se fundem. Muitas vezes engloba ganhos consideraveis de market share- sendo que em alguns casos é justamente este o objetivo da operação.
Já o crescimento...
tracking img