economia globalizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia globalizada na atualidade
A globalização econômica pode ser entendida como a ocorrência simultânea de três processos: crescimento extraordinário dos fluxos internacionais de produtos e capital, acirramento da concorrência internacional e maior interdependência entre empresas e economias nacionais.
No começo do século XXI dois registros são marcantes: o poder do Estado-nacional e opoder da empresa transnacional. O Estado-nacional detém o monopólio da força que é o ponto do poder político e militar. A empresa transnacional é a principal fonte de acumulação de poder econômico, a partir do seu controle sobre ativos específicos (capital, tecnologia, e capacidades gerencial, organizacional e mercadológica). Na realidade, cada um deles é o principal ponto de poder político(Estado-nação) e econômico (empresa transnacional).
No presente, pode-se mencionar o FMI e o Banco Mundial, que são poderosos instrumentos de política econômica externa dos governos dos países hegemônicos.
A globalização econômica tem quatro formas ou dimensões: comercial, produtiva, tecnológica e financeira.
A dimensão comercial expressa o comércio internacional de bens e serviços;
A dimensãoprodutiva refere-se às operações de empresas transnacionais, que controlam subsidiárias e filiais em outros países;
A dimensão tecnológica envolve, em grande medida, a transferência de know-how ou direitos de propriedade por meio de relações contratuais;
A dimensão financeira abrange os fluxos internacionais de capital de empréstimo, financiamento e investimento externo indireto (ou deportfólio).
A ruptura do paradigma tecnológico e organizacional é outro fator determinante da globalização. Essa ruptura decorreu, principalmente, das inovações da microeletrônica, da informática e das telecomunicações. Novos processos, novos produtos e novas formas de organizar a produção implicaram em maiores oportunidades de investimento em escala global.
A natureza desse novo ciclo tecnológicoprovocou um encurtamento dos horizontes de investimento, tendo em vista a aceleração do progresso técnico. Ao mesmo tempo, houve o encarecimento das atividades de pesquisa e desenvolvimento. Esses dois aspectos significam, então, que as inovações estão associadas a mercados cada vez mais ampliados. Dessa forma, qualquer inovação significativa já exige, para a sua viabilização econômica no mercadomundial.
A revolução da telemática provocou significativa redução dos custos diretos das operações internacionais. Mais importante do que essa redução dos custos operacionais foi a redução dos custos de transação associados com a internacionalização da produção via comércio ou investimento externo. Com a telemática, reduziram-se os riscos e as incertezas provenientes das operações internacionaisvisto que se aperfeiçoaram os mecanismos de controle, monitoramento, supervisão e de tomada de decisão em escala global.
Os países desenvolvidos são os principais ganhadores. Nesses países, os maiores beneficiados são as grandes empresas transnacionais, os bancos internacionais e os Estados-nacionais. Ainda como ganhadores, há a elite econômica e a classe dirigente dos países em desenvolvimento.A globalização econômica permite que os países desenvolvidos resolvam o problema sistêmico de insuficiência de demanda interna por meio da exportação de bens, serviços e capital. A liberalização significa menores restrições de acesso ao mercado internacional e, portanto, maiores possibilidade de exportação. A exportação gera empregos nos países desenvolvidos. A desregulamentação e a maiorproteção às empresas transnacionais e aos bancos internacionais estimulam o investimento externo, que materializam as oportunidades de negócios no exterior, isto é, a acumulação de capital e de riqueza nacional. A globalização neoliberal também implica em maior liberdade para as operações de empresas transnacionais e bancos internacionais.
Os Estados-nacionais, principalmente, dos países em...
tracking img