Economia_Fundamentos

959 palavras 4 páginas
Fundamentos da Ciência Econômica

A nossa vida é afetada pela conjuntura econômica, assim, quando se compreende a economia, por conseguinte, obtêm-se uma maior compreensão de nosso cotidiano.

MÓDULO 1 – Introdução ao Estudo da Economia

Responder ao terminar o módulo:
1) Qual o objeto de estudo da economia?
2) Quais os seus conceitos fundamentais?

INTRODUÇÃO

Origem do termo: Do grego 'oikos' (casa) e 'nomos' (norma ou lei) – Significa administrar a casa, o país.

O homem, por natureza, é guloso. Primeiramente, ele tenta satisfazer suas necessidades básicas, como alimentação, vestuário e moradia. Após, passa a ter outros desejos. Ele nunca está satisfeito.
Problema: apesar das pessoas quererem mais e mais, não há recursos disponíveis para todos. Assim, surge o estudo da escassez (objeto de estudo da economia). A escassez exisite pela existência da grandeza inversamente proporcional: necessidades humanas ilimitadas X recursos limitados. Assim, diante da impossibilidade de se atender todas as necessidades humanas simultaneamente, a sociedade tem de fazer escolhas. Nessa toada, a economia realiza um estudo que auxilia a sociedade a decidir O QUE PRODUZIR, PARA QUEM PRODUZIR E COMO PRODUZIR.

Assim, o que produzir = quais desejos serão satisfeitos e em que quantidade como produzir = a técnica para obter a maior produção com a menos quantidade de recursos para quem produzir = quem se beneficiará desta produção ou como o produto será distribuído

Entretanto, a resposta prática para os questionamentos acima serão dadas fundamentadas pelo regime econômico vigente. Há economias de mercado (regulamentação de preços / equilíbrio), economias com planejamento central (estado proprietário e decisor) e economia mista (governo e mercado interagem na busca da solução dos problemas econômicos).

Resultado: vivemos constantemente em situações de escolha. Para conseguirmos uma coisa, devemos abrir mão de outra = custo de oportunidade (conceito) = grau de

Relacionados