Economia fluxos real e monetario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fluxo real, Fluxo monetário
De maneira simples podemos dizer que fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: recursos naturais, trabalho,mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas oferecem às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, exemplo: produtos industrializados, empregos.
Com o auxílio do dinheiro,as empresas pagam às famílias pelo serviço e mão de obra realizada e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas pelos bens e serviços adquiridos, o que configura ofluxo monetário.
O fluxo real e o monetário fazem com que tenha uma interação entre as famílias e as empresas, que são o que chamamos de agentes econômicos. Do lado do fluxo real estão o emprego dosrecursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.
Os Fluxos Real e Monetário

Abase organizacional dos Sistemas Econômicos é constituída de dois fluxos fundamentais. O primeiro geralmente identificado como Fluxo Real e o segundo como Fluxo Monetário. A sociedade organiza as suasatividades econômicas a partir da conjunção desses elementos. Esses fluxos, bem como suas organizações constituem uma das primeiras formas da análise econômica, destinadas a explicar a dinâmica daseconomias e o seu funcionamento, e podem ser assim descritos: primeiro, o Fluxo Real descreve as relações entre as unidades familiais (proprietárias de recursos, podendo ser também um indivíduo isolado)e asunidades de produção (mobilizadora dos recursos existentes, representadas pelas empresas). Em segundo lugar, oFluxo Monetário descreve o processo de geração de renda e de poder aquisitivo. Emoutras palavras, são os grupos familiares constituídos por indivíduos que exercem atividades produtivas que empregam suas forças de trabalho na produção. Portanto, quanto mais recursos esses puderam...
tracking img