Economia final estruturas de mercado monopolio e oligopolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturas de Mercado
Monopólio

É um tipo mercado na qual existe um único vendedor (Empresa) para muitos compradores (consumidor), e vende um produto para qual não existem bons substitutos, a sua importância dessa empresa no mercado e absoluta, no caso encerramento de sua atividade a mercadoria deixaria de existir, pelo fato de ser a única para atender toda a demanda. Este tipo de mercado émais encontrado no sistema publico exemplo abastecimento de água de uma cidade, esta a cargo do governo estadual ou prefeitura. Nesse exemplo existe um monopólio puro por ser a única naquele mercado e a água não tem substituto próximo satisfatório. Outro exemplo, neste caso se ocorresse à aprovação da fusão do Hipermercado Carrefour e Pão de Açúcar iriam formar um verdadeiro monopólio varejista dosetor, a fusão dos dois grupos representará um controle em larga escala dos preços dos produtos oferecidos, aumentando o poder de barganha por parte da empresa na compra e oferta de mercadorias e diminuindo a concorrência e elevando os preços.
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) vetou a fusão entre as redes de supermercados Pão de Açúcar e Carrefour, pois poderia trazer prejuízopara o consumidor.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) retirou o apoio financeiro (R$ 4 bilhões) à proposta de fusão entre os grupos Pão de Açúcar e Carrefour, devido o não atendimento às condições estabelecidas o “entendimento entre todas as partes envolvidas", o que não se concretizou.

Monopsônio

Na compra de bens ou serviços é uma forma de mercado que possui umúnico comprador e inúmeros vendedores, sendo que o comprador é quem determina os preços a serem praticados pelos fornecedores. Um exemplo que podemos citar como mercado Monopsônio, são Cooperativas de Leite que é a única compradora de todos os produtores de leite de uma dada região, como forma de garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite. A empresa Leite Colaso comMatriz Sorocaba Usina Itapetininga, Filial Itararé, Filial Conchas.

Oligopólio

É tipo de mercado intermediário entre a concorrência pura e o monopólio, pois existe um pequeno numero de empresas que dominam o mercado ou um grande numero de empresas, mas que não dominam o mercado, de modo que as ações e os preços dos bens por elas produzidos afetam as demais. Os bens são substituíveis entre si,são diferenciados, e o consumidor sabe perfeitamente qual empresa produziu o determinado produto. No Oligopólio tanto as quantidades ofertadas como os preços são fixados entre as empresa por meio de conluios ou cartéis. Os exemplos de Mercado Oligopólio podem ser desde bens duráveis como eletrodomésticos, que são conhecidos através de suas marcas, que identificam sua origem, ou seja, a empresa queproduziu, e que prestam o mesmo serviço e satisfaçam as necessidades do consumidor. Até bens não duráveis como Bebidas, exemplo AMBEV domina o mercado de bebida, mas, em todos os casos, há outras empresas no Setor.

Oligopsônio

É o tipo Mercado em que as empresas compradoras de determinada matéria prima ou produtos primários são poucas e de grande porte geralmente, negociando com muitosvendedores. Os compradores conseguem impor um preço de compra dos produtos aos produtores, mas tal preço de compra não deve desestimular os produtores, já que não compensa aos compradores a executarem eles próprios a produção. Um exemplo é quando as siderúrgicas vendem aço para as automobilísticas, então neste caso, temos tanto o mercado comprador (automobilística) como o mercado vendedor (siderúrgica).Outro exemplo de Mercado Oligopsônio esta nas indústrias alimentícias e seus fornecedores, como por exemplo, fabricantes de massa de tomates que compram tomates de muitos produtores.

Comportamento da oferta e da Demanda

A demanda acontece primeira, é um fato externo, fora de controle da empresa, posteriormente a oferta se ajusta a demanda. A produção exige tempo e o equilíbrio é uma...
tracking img