Economia empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

ECONOMIA

EMPRESARIAL





















Elton Gregorio Dantas - FGVMGMSP0/TMBAGFC*0651-6



1)Um empreendedor pretende instalar cafeterias emdiferentes locais de uma grande cidade brasileira.

Os primeiros pontos de venda serão:

a) Em alguns lugares movimentados do centro, regiões de grande trânsito de pessoas e onde há elevadaconcentração de estabelecimentos comerciais de todo tipo; e

b) Em shopping centers, ao lado das salas de cinema, com direito de ser vendedor exclusivo de café na área próxima.

Diante dessas informações,pergunta-se:

Considerando explicitamente o conceito de elasticidade-preço, qual deve ser a política de segmentação de mercado com relação aos preços ? Ou seja, que preços devem ser cobrados pelocafé expresso em cada local ? Considere os valores entre R$ 1,50 e R$ 4,20 e explique sua decisão.





Respostas:

a) Em função dos pontos de vendas estarem localizados em região com fluxogrande de pessoas com renda mais baixa e com concorrência de outros estabelecimentos comerciais, o empreendedor deverá praticar preços menores pelo café expresso e ganhar no volume vendido para chegar aolucro desejado.

b) Por obter exclusividade de venda de café ( sem concorrência ) dentro de um shopping Center, ao lado das salas de cinema e com fluxo de pessoas com poder aquisitivo superior, oempreendedor deverá praticar preços maiores pelo café expresso sem se preocupar com o volume vendido para chegar ao lucro desejado.






















2)As empresas Alfa eBeta são do setor de cigarros. Elas competem agressivamente pelos clientes com grandes campanhas de marketing. No entanto, com tempo, os custos dessas campanhas tornaram-se muito elevados. Isso a talponto que, se ambas deixassem de realizar propaganda ao mesmo tempo, a economia seria de tal magnitude que o lucro das duas empresas aumentaria. Mas, se apenas uma delas fizesse marketing, acabaria...
tracking img