Economia dos anos 80 e 90 no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-RS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A ECONOMIA BRASILEIRA NAS DÉCADAS DE 80 E 90

TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE TEORIA ECONÔMICA

Carine Piovesan Lopes, Maik Basso

Frederico Westphalen, RS, Brasil
2013
A ECONOMIA BRASILEIRA NAS DÉCADAS DE 80 E 90

Carine Piovesan Lopes, Maik Basso

Trabalho apresentado ao Cursode Sistemas de Informação, área de Teoria Econômica, Centro de Ensino Superior Norte-RS - CESNORS, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS, como requisito parcial a aprovação na referida disciplina.


Prof.ª Karine Zingler

Frederico Westphalen, RS, Brasil
2013

Após um longo período de crescimento, a economia brasileira, durante os anos 80, entrou em um profundo período decrise, caracterizado pela es-estagnação econômica e por altas taxas de inflação. A renda per capita, em 1994,estava no mesmo nível da existente em 1980, enquanto a inflação alcançou níveis elevadíssimos nesses quinze anos. Esta foi a pior crise porque passou a economia brasileira desde que o país se tornou independente, tendo sido muito mais grave que, por exemplo, a crise dos anos 30.
Esta criseocorreu por etapas. Em um primeiro momento — entre 1981 e 1983 —, a diminuição no ritmo de crescimento foi atribuída ao esforço de ajustamento imposto pela crise da dívida. Numa segunda etapa — 1984 a1986 —, a balança comercial foi reequilibrada graças à desvalorização cambial, as taxas de crescimento voltaram, embora baseadas no aumento do consumo, a crise pareceu a muitos ter sido superada. Apartir de 1987, porém, com o fracasso do Plano Cruzado e a moratória da dívida externa, a crise voltou a se manifestar. Esse ano e o de 1988 foram anos de ajuste moderado. Em 1989, voltou-se a um crescimento tipicamente populista, que termina, no início de 1990, com um episódio de hiperinflação. Os três primeiros anos da nova década serão anos de profundo ajuste fiscal e de reformas estruturais. Apartir de 1994, com a estabilização afinal alcançada através do Plano Real, a economia volta a crescer ao que tudo indica de forma sustentada, terminando afinal a grande crise.
A inflação já vinha se acelerando desde meados da década anterior, mas essa tendência realmente se acentuou a partir do início dos anos 80. No período da grande crise, a inflação, de caráter essencialmente inercial, aumentoupor patamares, ameaçando, em determinados momentos, tornar-se explosiva. Na primeira metade dessa década, as maxidesvalorizações ocorridas entre 1982 e 1983 foram os principais fatores responsáveis pela elevação do patamar inflacionário de mais ou menos 100% ao ano para 200% ao ano.
Depois do fracasso do Plano Cruzado, em 1986, a inflação passa a ser medida em termos mensais e não anuais. Nametade da década girou em torno de 20% ao mês interrompida por sucessivos planos de estabilização. No final da década entrando em estado critico, chegando a ter uma inflação maior de 70% ao mês.
Depois do fracasso do Plano Collor, em 1990, a inflação volta ao patamar de 20% ao ano até meados de 1993, quando volta a crescer. Nas vésperas do Plano Real, a taxa de inflação mensal estava próxima dos50%.
A estagnação e a inflação foram os sintomas dramáticos de uma profunda crise que atingiu a economia brasileira. A causa fundamental dessa crise não se deveu ao mal funcionamento do mercado, mas sim à crise do Estado: crise fiscal do Estado, crise do modo de intervenção do Estado e crise da forma burocrática de administrar o Estado. Deixando de ter as condições necessárias para, garantir opoder de compra da moeda doméstica e, ser o promotor de poupança forçada. Dessa forma, perdeu a capacidade de continuar a exercer o papel de principal agente indutor do crescimento da economia, como se transformou em um obstáculo ao desenvolvimento.
O desequilíbrio financeiro do setor público teve origem nas políticas de promoção do crescimento adotadas nos anos 70.No qual foi uma tentativa de...
tracking img