Economia do setor p+¦blico - 1-¬ lista de exerc+¡cios - gabarito.doc

8052 palavras 33 páginas
FEA – PUCSP – Curso: Economia - Ano: 2012/1

Disciplina: Economia do Setor Público

Professor: Waldemir Luiz de Quadros (wquadros@fundap.sp.gov.br)

1ª Lista de Exercícios

Instrução geral: Julgue se os itens a seguir estão Certos (C) ou Errados (E)

ABIN 2010, CESPE/UNB – Agente Técnico de Inteligência

Julgue os itens subseqüentes, relativos a noções de finanças públicas:

C Fatores demográficos podem explicar o crescimento do gasto público, como ocorre, por exemplo, quando os gastos com saúde e previdência aumentam à medida que a população se torna idosa.
C As externalidades positivas ou negativas são os efeitos diretos e indiretos sobre determinados agentes do sistema econômico e decorrem de transações sobre as quais esses agentes não exercem controle.
E A ação do governo por meio da política fiscal abrange as funções alocativa, distributiva e fiscalizadora.

MPS 2010, CESPE/UNB – Analista de Comprovante de Repasse e Parcelamento.

Considerando as diferentes abordagens teóricas relativas ao papel do Estado e à produção de bens públicos, julgue os itens a seguir.

E Para a teoria rent seeking (teoria da escolha pública), a presença do Estado é importante para corrigir as falhas que ocorrem no mercado durante o processo de produção e provisão de bens e serviços. Nesse sentido, o Estado deve preservar a sua função de produção de bens públicos em complemento aos ofertados pelo setor privado.
C As políticas keynesianas defendem a presença do Estado na economia, por meio da implementação de políticas indutoras de investimentos e geradoras de renda e emprego, combinadas com políticas de conteúdo redistributivo.
E Segundo a chamada Lei de Wagner, o ritmo de crescimento do Estado não acompanha a evolução da renda nos países industrializados, o que promove uma defasagem temporária entre as despesas do governo e a sua capacidade de financiá-las.
E A globalização econômica e o crescimento regular da

Relacionados