Economia do maranhao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia do Maranhão
==Economia do Maranhão, que é um país bem pobre , A agricultura maranhense é a principal atividade econômica do Estado, considerando o seu nível de desenvolvimento que ainda é bastante reduzido, podemos caracterizar a agricultura maranhense como:
* Arcaica: A maioria dos agricultores maranhenses, ainda utilizam sistema de roça de herança indígena, utilizando técnicas,recursos e instrumentos rudimentares tais como: rotação de terra, energia humana e animal, enxada, foice, facão, machado, sacho, etc.
* Policultura de subsistência: Os produtos na roça são cultivados sob a forma de consórcios e destinados principalmente a manutenção da família.
* Baixa produtividade O modo de uso do solo e as técnicas utilizadas proporcionam baixo rendimento dos produtos poráreas cultivadas.
* Dependência da natureza: A atividade agrícola do maranhão está condicionada aos elementos naturais, como o clima e o solo, assim as áreas do solo naturalmente férteis como os vales fluviais são mais explorados.
* Produtos tropicais: Considerando a dependência natural do agricultor maranhense aliada a técnicas primitivas, os produtos maranhenses são tipicamentetropicais.
Atividades
A Roça
Prática agrícola de origem indígena praticada em todo espaço maranhense que consiste nas seguintes etapas:
1. Demarcação da área a ser utilizada
2. Brocagem devastação das árvores de pequeno e médio porte com ao utilização da foice ou do facão;
3. Derruba – consiste no corte das árvores maiores com a utilização do machado geralmente 10 a 15 dias após a brocagem.4. Aceiramento – limpeza do espaço contornando o perímetro da área devastada (em média 3m) para evitar a propagação do fogo em áreas não desejadas:
5. Queima – realizada em torno de 15 dias após a derruba, dependendo da situação das árvores cortadas (devem estar bem secas), da umidade e do vento.
6. Envaramento ( Coivara ou Encoivaramento) – após o esfriamento da área queimada, começaa limpeza com a retirada dos gravetos não transformadas em cinzas e as estacas que serão utilizadas na construção da cerca;
7. Cercagem – como o pequeno agricultor cria animais soltos, a área destinada a agricultura é cercada para evitar uma possível invasão dos animais;
8. Plantio – numa roça planta-se sob forma de consórcio, vários produtos como milho, feijão, mandioca, etc.
9.Colheita – realizada inicialmente com leguminosas (feijão, maxixe, quiabo, etc.) depois o arroz e por último a mandioca;
10. Capoeira – após a colheita do último produto a roça é abandona, a porteira é aberta e passa a ser alvo de engorda do rebanho;
O processo de cultivo na roça tem início no mês de julho e agosto e encerra após a última colheita em maio ou junho.
A Pecuária
A pecuáriamaranhense se caracteriza por ser o tipo extensiva, onde os rebanhos são criados soltos, pastando naturalmente sem cuidados técnicos, apresentando baixa produtividade.
Os principais rebanhos
* Bovinos: Criado em todo espaço maranhense, este rebanho desempenhou importante papel no povoamento do interior do Estado. Hoje é o rebanho mais importante economicamente, sendo criado por toda a populaçãorural, desde o pequeno produtor, onde o gado é criado solto, ocupando principalmente as capoeiras o centro-leste do Estado, até as grandes fazendas do centro-oeste, onde há maiores cuidados e o gado é destinado a produção de carne e leite.
* Suíno: Também criado pelo pequeno e grande pecuarista, sendo o segundo principal rebanho do Estado, onde nos arredores das maiores cidades vem passando por umaprimoramento, aumentando a produtividade, no entanto a maior criação é do pequeno pecuarista, sendo a mesma criada solta, condicionada as pastagens naturais.
* Caprino e Ovino: Rebanhos sem grande expressão na pecuária maranhense, sendo voltado mais para o consumo familiar, pois os seus produtos são mais raros para o consumidor maranhense. A principal área de criação é o centro-leste do...
tracking img