Economia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências e Letras
Departamento de Economia

Contribuições teóricas à economia do desenvolvimento

Vinícius Tadeu de Moura Batista

Docente: Prof. Dr Eduardo Strachman

Araraquara, 2012

Introdução
A partir dos anos de 1940 as nações se vêm com necessidades de se desenvolver economicamente para apagar todo o contexto histórico anterior da memoria de sua população(depressão e grande guerra). Países desenvolvidos almejaram encontrar o caminho do crescimento econômico novamente e os países subdesenvolvidos procuraram resolver seus problemas econômicos e sociais, com intermédio da ONU, para poder se desenvolver. Então, alguns economistas se dedicarão em dar soluções para este enigma econômico. Este trabalho procura demonstrar como estes economistas enxergaram oproblema, através de três autores, dois seguindo direções ortodoxas e um com uma visão mais heterodoxa do problema, e como estes procuram mecanismos para encaminhar os países rumo ao desenvolvimento econômico.

1. Implicações históricas
Depois da 2º Grande guerra e da depressão econômica, anterior àquela, os Governos das nações industrializadas estavam preocupados em como desenvolver suaseconomias e encontrar o caminho do crescimento econômico, pois estavam economicamente fragilizadas, e algumas estagnadas. Além disso, as populações destes países queriam um desenvolvimento próspero e pacifico. Neste contexto, apareceu a Organização das Nações Unidas (ONU), que contem na sua estrutura: órgãos econômicos, sociais, multilaterais para atender a essas novas necessidades.
No mesmo período ospaíses africanos e asiáticos passaram a ser livres dos colonizadores europeus, e se juntaram com a América Latina em busca do desenvolvimento econômico, pois nestes países, em suma maioria, muitos ainda estavam economicamente dependente do primeiro setor.
Foi neste momento que muitos economistas começaram, efetivamente, pesquisar e desenvolver trabalhos (modelos, em específico) sobre como aseconomias dos países em desenvolvimento deviam se desenvolver e crescerem economicamente, quais eram os melhores caminhos, técnicas, entre outas coisas para alcançar este objetivo. Comissões econômicas regionais, amparadas pela ONU, aparecem, então, em muitas regiões ditas subdesenvolvidas, como a CEPAL.
Os primeiros resultados encontrados pelas comissões econômicas foram avaliados pelas centraiseconômicas da ONU, e suas conclusões publicadas no relatório “Medidas econômicas para o desenvolvimento econômico de países subdesenvolvidos”, em 1951.
2. Lewis

No relatório de 1951 da ONU, W. Artur Lewis usou três suposições (como nos seus próximos trabalhos sobre desenvolvimento): Em primeiro temos o processo de “cacthing up”, ou seja, a renda per capita dos países subdesenvolvidos seaproximaria dos países desenvolvidos devido à rápida acumulação de capital e a industrialização; a segunda suposição é que como existe escassez de mão-de-obra a produtividade marginal do capital (PMgK) é pra ser mais alta nos países subdesenvolvidos; e na última suposição acredita-se que a produção de manufaturas intensivas em trabalho tem maiores oportunidades nos países subdesenvolvidos devido aobaixo custo da mão-de-obra nestas regiões, ocasionadas pelo subemprego bruto de mão-de-obra.
Com estas três hipóteses Lewis sustenta seu modelo de desenvolvimento econômico. Neste modelo ele demonstra que o “trabalho excedente” vem do “excesso de população agrária”. Ou seja, com o avanço do capital industrial, que traz melhores condições econômicas para as populações de regiões agrícolas, resultanum êxodo rural: massas de trabalhadores rurais são progressivamente transferidos para o emprego industrial. Para Lewis esta transferência, além de não gerar custo marginal, não altera os salários reais e a produção agrícola.
Neste momento há um crescimento da parcela de lucros na renda nacional que acarreta em um aumento da desigualdade socioeconômico e no aumento da poupança. Esse efeito...
tracking img