Economia do caju

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÚMARIO
INTRODUÇÃO
APRESENTAÇÃO
OBJETIVO
JUSTIFICATIVA
ANÁLISE

INTRODUÇÃO
A Cajuína se impõe como o subproduto de maior valor econômico, por ser uma bebida de sabor refrescante e quedurante o processo de fabricação mantem- se preservados suas características sensoriais como aroma, sabor, cor e principalmente seu valor nutritivo.
O Mercado da cajuína em Teresina é muito amplo e ademanda é crescente, portanto através de uma logística bem elaborada e apoio de entidades e instituições da cadeia produtiva do caju, essa extraordinária bebida será capaz de conquistar mercados eviabilizar negócios.

APRESENTAÇÃO
O caju constitui um produto de elevada importância econômica e social, principalmente para a população rural e urbana dos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande doNorte; maiores produtores respectivamente.
No agronegócio do caju encontram-se inseridas diversas atividades econômicas que vão desde a produção agrícola, passam pelo processamento do pedúnculo e dacastanha, pelo segmento da embalagem, transporte e armazenamento, movimentando nos mercados interno e externo, grandes volumes de recursos.
O mercado do caju em Teresina representa uma importante fontede renda para a população rural dos povoados circunvizinhos, pois essas comunidades processam a castanha para a venda direta da amêndoa e o pedúnculo para produção de outros subprodutos destinados àvenda direta e para abastecer pequenos bazares e mini fábricas que beneficiam a polpa, produzindo sucos concentrados, sorvetes, picolés e cajuína.
O suco clarificado, engarrafado e cozido embanho-maria, dá origem à cajuína, bebida refrescante, não alcoólica, sem aditivos químicos incorporados e com açúcares do próprio suco, tendo sabor e coloração semelhantes ao suco de maçã clarificado.
Acajuína é um produto muito apreciado pelo seu sabor bastante característico e pelo aspecto de uma bebida refrescante que deve ser consumida de preferência gelada. Portanto, é um subproduto de...
tracking img