Economia do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano Cruzado
O que foi 
O Plano Cruzado foi um plano econômico lançado em 28 de fevereiro de 1986, durante o governo de José Sarney. Tinha como principal objetivo a redução e controle da inflação,que na época era muito elevada.

Principais medidas econômicas do Plano Cruzado 
- Criação de uma nova moeda, o Cruzado (Cz$), em substituição ao cruzeiro. Cada Cruzado tinha o valor de 1.000Cruzeiros.
- Congelamento dos preços de produtos e salários por um ano

Efeitos na economia 
- Nos primeiros meses houve o controle inflacionário com o congelamento de preços;
- Após alguns meses,começou a faltar mercadorias nos supermercados. Como não podiam reajustar os preços, muitos empresários e fazendeiros resolveram não colocar seus produtos a venda. O resultado foi o desabastecimento nopaís.
- No final de 1986, o Plano Cruzado deixou de funcionar e a inflação voltou a crescer.
Plano Collor

É o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilizaçãoda inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992), sendo o plano estendido até 31 de julho de 1993, quando foi substituído pelo embrião do que vinha a ser o Plano Real, implantadooficialmente em 1994. O plano era oficialmente chamado Plano Brasil Novo, mas ele se tornou associado fortemente a figura de Collor, e "Plano Collor" se tornou nome de facto.
O plano Collor foiinstituído em 16 de Março de 1990, um dia depois de Collor assumir a presidência e combinava liberação fiscal e financeira com medidas radicais para estabilização da inflação.[1] As principais medidas deestabilização da inflação foram acompanhadas de programas de reforma de comércio externo, a Política Industrial e de Comércio Exterior, mais conhecida como PICE, e um programa de privatizaçãointitulado Programa Nacional de Desestatização, mais conhecido como PND.
A teoria do plano econômico foi desenvolvida pelo economista Antônio Kandir.[1] O plano efetivamente implementado foi desenvolvido...
tracking img