Economia de portugal na actualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Económica Portuguesa na actualidade
Recursos Humanos, nível de vida e justiça Social
"Aconselhar economia ao pobre é grotesco e insultante. É como aconselhar que coma menos quem está morrendo de fome."
( Oscar Wilde )
Introdução
O tema deste trabalho “Económica Portuguesa na actualidade”, cujo subtema intitulado “Recursos Humanos, nível de vida e justiça Social” na disciplina de Economia,referente ao módulo 8.
Com este módulo, foi solicitado pela professora que os alunos realizassem um trabalho final orientado de forma a permitir um enquadramento macroeconómico da realidade portuguesa actual.
Assim, a realização do trabalho implicará a mobilização de conhecimentos e competências adquiridas nos módulos anteriores que possibilitem uma análise integrada da realidade económicaportuguesa actual no contexto da União Europeia.
Neste trabalho, abordo a parte dos Recursos humanos, nível de vida e justiça social, colocando em anexo um Documentário “The inside Job”, realizado por Charles Ferguson do ano de 2010, que ganhou Óscar de melhor documentário em 2011.
Economia em Portugal
A pior crise económica, desde os anos 30, afectou fortemente a Europa. A economia da UE diminuiucerca de 4 % em 2009; a produção industrial sofreu uma queda de cerca de 15 %; o desemprego cresceu 10 %, querendo isto dizer que existem 23 milhões de desempregados actualmente na União Europeia.
A crescente despesa governamental de apoio à economia, juntamente com as reduzidas receitas fiscais, colocou as finanças públicas sob grande pressão. O fardo da dívida pública aumentou cerca de 20 % edemorará anos a ser pago. Os bancos permanecem cautelosos em relação aos empréstimos, por isso muitos empresários têm imensas dificuldades na obtenção de crédito.
Esta crise revelou igualmente os problemas económicos a longo prazo da UE. Os nossos exportadores têm de competir com a concorrência da China, Índia e de outras economias emergentes onde os custos são inferiores. O envelhecimento danossa população significa que menos europeus na idade activa têm de apoiar um número crescente de reformados. Temos de assegurar uma fonte de energia segura e ecológica para nós próprios e para as gerações vindouras. Além disso, muito mais tem de ser feito, a fim de ajudar os empresários que desejam criar um novo negócio ou expandir uma pequena empresa.
Analisando o seguinte gráfico, podemosperceber claramente a crise económica:

Com efeito, de acordo com as previsões do último relatório semestral do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a economia mundial, Portugal conhecerá, entre 2009 e 2013, “o segundo maior agravamento mundial na taxa de desemprego” (a seguir à Grécia); e, em 2011, arrisca uma nova recessão, prevendo-se um crescimento de -1,4%, que “fará o segundo piordesempenho económico do mundo” no ano seguinte.
“A austeridade nas contas públicas e a ineficiência do tecido produtivo vão empurrar a taxa de desemprego portuguesa para os 11% da população activa, um recorde nacional", explica o jornal, segundo o qual a situação pode ser ainda pior, porque as previsões do FMI não incluem as novas medidas de rigor apresentadas no final de Setembro.
As medidas pararesponder à crise tomadas em Portugal de acordo com Teixeira dos Santos, implicam o corte das despesas com funcionamento equivalentes a 0,6 por cento do PIB, tal como a poupança com os cortes nas despesas com a Segurança Social.
A poupança que o Governo espera arrecadar com a redução nas despesas com medicamentos e meios complementares de diagnóstico equivale a 0,3 por cento do PIB, e as reduções nastransferências para os vários sub-sectores será equivalente a uma poupança de 0,2 por cento. Já o corte nos investimentos gerará uma poupança de 0,2 por cento do PIB, e nas outras despesas mais 0,1 por cento.
.
O governante anunciou, ainda, a eliminação do quarto e do quinto escalões do abono de família e o aumento extraordinário de 25 por cento nos primeiros dois escalões. De acordo com o...
tracking img