Economia de escala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia de Produção - PUCSP

Professor: Giuseppe Renato Di Marzo

Texto de apoio

A Economia de Escala



Economia de escala é aquela que organiza o processo produtivo de maneira que sealcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, procurando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços.

Ela ocorre quando a expansão dacapacidade de produção de uma empresa ou indústria provoca um aumento na quantidade total produzida sem um aumento proporcional no custo de produção. Como resultado, o custo médio do produto tende a sermenor com o aumento da produção. Mais especificamente, existem economias de escala que, quando se aumentam os fatores produtivos (trabalhadores, máquinas, etc.), a produção aumenta mais do queproporcionalmente.



"Existe economia de escala quando a expansão da capacidade de produção de uma firma ou indústria causa um aumento dos custos totais de produção menor que, proporcionalmente, os doproduto. Como resultado, os custos médios de produção caem, a longo prazo" (Bannock et alii, 1977).

"Aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance, através da busca do tamanhoótimo, a máxima utilização dos fatores que intervêm em tal processo. Como resultado, baixam-se os custos de produção e incrementam-se os bens e serviços" (SAHOP, 1978).

"Ganhos que se verificam noproduto e/ou nos seus custos, quando se aumenta a dimensão de uma fábrica, de uma loja ou de uma indústria" (Seldon & Pennance, 1977).



Em finais da década de 70, Paul Krugman, Prémio Nobel daEconomia em 2008, publicou um artigo onde detectava o aparecimento de novos padrões comerciais. Na opinião de Paul Krugman, o tamanho do mercado era essencial para determinar a vantagem de um pais emrelação a outro nas relações comerciais. Não obstante, anos após este artigo, Krugman conclui que existem outras premissas para a criação de uma Economia de Escala: o padrão de localização geográfica...
tracking img