Economia de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. Introdução
2. Geração de Energia
3.1. Usina Hidrelétrica
3.2. Usina Termelétrica
3.3. Usina Nuclear
3.4. Energia Solar
3.5. Energia Eólica
3. Consumo Médio
4. Formas de Redução
5.6. Fugas de Corrente
5.7. Iluminação
5. Projeto
6. Conclusão


Geração de energia
Para ser gerada a energia elétrica passa porprocessos que atingem fatalmente o meio ambiente. Com o aumento desmedido do seu consumo e a manutenção de sua forma tradicional de obtenção, criam-se sérios riscos para vida em nosso planeta.
Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia eletrica:
- Usina Hidreletrica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencialenergético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.·.
Usina Térmica

Produz energia elétrica através de um gerador que é impulsionado pela queima decombustível. Ao queimar, o combustível aquece uma caldeira com água, produzindo vapor com uma pressão tão alta que move as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador.
O combustível para as usinas térmicas pode ser carvão, óleo, gás natural e madeira.
Principais impactos ambientais negativos de usinas térmicas:
Emitem gases que contribuem para o efeito estufa, tais como o dióxido decarbono;
No caso das usinas térmicas a carvão e óleo, também há emissão de óxidos de enxofre e nitrogênio, que se liberados na atmosfera podem ocasionar chuvas ácidas prejudiciais à agricultura e florestas.
Geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos.
Usina Nuclear

A produção de energia nuclear é uma forma de se obter energia elétrica em larga escala. Essa energia pode serobtida através da fissão nuclear do urânio, do plutônio ou do tório, ou ainda, da fusão nuclear do hidrogênio.
As usinas nucleares são usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio. Embora sejam muito seguras, apresentam o risco de acidentes que causem vazamento de radiação para o meio ambiente, os quais apresentam consequências gravíssimas.
O principal impacto ambiental dasusinas nucleares é a geração de lixo atômico, que é extremamente perigoso e para o qual não há meio de descontaminação.

- Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.
- Energia eólica – gerada a partir dovento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

Alguns dados importantes sobre fontes de energia:
- Cerca de 40% de CO2 (dióxido de carbono) produzido no mundo é resultante da geração de energia e calor. Isto ocorre, pois o carvão mineral ainda é a principal fonteutilizada. 

Gastos medios
O consumo medio de energia no país.

FORMAS DE REDUÇÃO

Existem várias maneiras de eficientizar o consumo da energia em empresas comerciais e industriais.

Fugas de corrente
Fios condutores mal dimensionados ocasionam perda de energia por liberação de calor e ocasionando possiveis acidentes, tais como incendio ou choques eletricos. Como vazamentos de água (canosfurados, torneiras pingando, etc.), a corrente de fuga também é registrada no medidor, e você acaba pagando por aquilo que não utilizou. A diferença é que as fugas de corrente são mais difíceis de notar que os vazamentos hidráulicos. Assim, esse tipo de problema muitas vezes pode acabar custando bem caro. Além disso, correntes de fuga representam um sério comprometimento da segurança dos usuários...
tracking img