Economia de empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA DA EMPRESA

Trabalho final

António Assunção

Conteúdo

I. Introdução 2
II – Desenvolvimento 3
III – Conclusão 10
IV. Bibliografia 11

I. Introdução

• Objectivos do relatório

O objectivo deste relatório consiste numa reflexão crítica sobre a aplicação do modelo económico da discriminação dos preços no estudo empírico do sector dos transportes em Portugal.

•Metodologia

Vamos falar sobre como as empresas de transportes discriminam os preços ao consumidor com o objectivo de aumentar o lucro (objectivo final das empresas).
Começaremos por enumerar os tipos de discriminação de preços efectuados pelas empresas de transportes, seguindo-se uma análise sobre quais os tipos de discriminação de preços mais eficazes para a obtenção do objectivo final – oaumento da margem de lucro das empresas.

• Resultados esperados

Esperamos demonstrar que o modelo económico da discriminação dos preços é aplicado pelas empresas de transportes com a finalidade não única, de rentabilizar os seus resultados.

II – Desenvolvimento

• Hipóteses do modelo

Práticas de discriminação dos preços;
Ganhos com a discriminação dos preços;
Discriminação de preçose bem - estar
Questões de implementação

• Explicação sintética do modelo e respectiva reflexão crítica

A discriminação de preços ou segmentação de mercados tem a ver com o facto das empresas, por vezes, praticarem preços diferentes para clientes ou grupos de clientes diferentes.
A discriminação dos preços justifica-se em determinadas circunstâncias estando relacionada com a elasticidadeda procura.
A curva da procura está relacionada com a discriminação dos preços, porque se um grupo de consumidores está disposto a comprar uma determinada quantidade de um produto a um determinado preço, depois da empresa vender essa quantidade ao preço óptimo, ainda existe procura residual, mas para a qual a empresa terá que reduzir o preço.
Mas para esta opção de um segundo preço, seránecessário impedir que o primeiro grupo de consumidores tenha acesso a comprar ao preço mais baixo. Para isso a empresa terá que exigir aos grupos de clientes que se identifiquem como pertencentes aqueles grupos que terão acesso ao preço mais baixo, como por exemplo, estudantes, terceira idade, etc.
Assim o aumento do número de preços por parte de uma empresa, leva ao aumento dos seus lucros.
Oaumento destes lucros obtém-se pela redução dos excedentes que os consumidores compram.
Se a empresa conseguir identificar qual a valorização que cada cliente ou grupo faz do seu produto, poderá aplicar um preço diferente a cada cliente ou grupo. Essa será a situação ideal.

• Aplicação no estudo empírico de um sector ou mercado específico

As políticas de preços praticadas no sector dostransportes reveste,-se de uma complexidade muito particular que advém da necessidade de conjugar diferentes características como: a importância do sector para a economia dos países, a magnitude das infra-estruturas necessárias ao seu funcionamento, a sua relevância para a qualidade de vida das populações e, não menos importante, o carácter social que reveste esta actividade presente na sua contribuiçãopara a coesão social.
Genericamente, como já referimos, o objectivo principal da discriminação de preços reside na maximização do lucro, havendo no entanto outras razões tais como: a redução da utilização do automóvel particular, utilização mais racional dos meios de transporte (através da diminuição das tarifas em horas de menor procura), diminuição do congestionamento e redução da poluição.Importa salientar que qualquer política de tarificação estará, como é óbvio, dependente do facto da empresa ser privada ou pública.
Para haver discriminação de preços é necessário que o mercado seja passível de ser dividido em segmentos, tais como:
* Por hora
* Dia da semana
* Sazonal
* Base geográfica
* Tipo de passageiro
* Qualidade (1ªclasse, 2ª classe..)

Neste tipo...
tracking img