Economia de desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
15.1Crescimento e desenvolvimento

A teoria do crescimento e do desenvolvimento

Discute estratégias de longo prazo, nela a oferta ou produção agregada joga um papel importante na trajetória decrescimento importante: analisar o comportamento do produto potencial ou de pleno emprego da economia, em longo prazo. Crescimento econômico: crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo.Desenvolvimento econômico: alterações de composição do produto e alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social.

15.2Fontes de crescimento

Aumento na força de trabalho
Aumento do estoque de capital
Melhoria na qualidade de mão-de-obra
Melhoria tecnológica
Eficiência organizacional
15.2.1Capital humanoValor ganho de renda potencial incorporado nos indivíduos e incluía habilidade inerente à pessoa, o talento, a educação e as habilidades adquiridas.
15.2.2 Capital físico

Maquinário e equipamentossofisticados, que são abundantes em países ricos e escassos em países pobres. A razão da variação do produto nacional e a variação da capacidade produtiva resultam na relação produto-capital que envolveo capital físico no processo de desenvolvimento econômico.

15.3 Financiamento do desenvolvimento econômico

Para investir um país pode usar sua.
Economias socialistas: a poupança obrigatória éuma maneira poderosa de limitar o consumo e aumenta nível da população.
Economias de mercado: se o governo coletar mais impostos do que gasta em bens correntes e serviços, os recursos excedentespoderão ser investidos na infra-estrutura e canalizados para empresas, via bancos de desenvolvimento ou de fomento.
Países em desenvolvimento: podem conseguir uma poupança estrangeira por meio deinvestimento direto no país; tomar do emprestado nos mercados mundiais de capitais ou instituições; ou recebendo ajuda estrangeira de países industrializados.
15.4Um modelo de crescimento econômico...
tracking img