Economia da russia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A economia actual
Em 2002, o PIB foi de US$ 1,5 trilhões, atrás da Alemanha. Em 2005, houve um superávit de US$ 765 bilhões, fazendo o PIB deste ano de 1,6 trilhão de dólares. A inflação foi de10,9% segundo o Centro de Estatística Federal da Rússia.
Com estes números, a Rússia é a 15.º economia mundial e em constante crescimento.[13]
As exportações valeram 241,3 bilhões de dólares e asimportações foram de "apenas" de 98,5 milhões de dólares. Entre 2004 e 2005, a Rússia obteve mais 33% de lucros com as exportações. Pensa-se que em 2006 o investimento estrangeiro foi de 23 bilhões dedólares.
Ainda segundo as estatísticas russas, o salário nominal mensal de 2006 era de 10 975 rublos (aproximadamente 370 euros), mais 25% do que em 2005.
Para 2007, o governo federal prevê que o PIB seráde 1,2 trilhão de dólares, ou seja, 31,2 trilhões de rublos.
Um dos principais desafios actuais da enconomia da Rússia é erradicar a corrupção. Apesar dos grandes valores e resultados obtidos nosanos anterores, ainda persiste muita corrupção na Rússia afastando muitos investidores estrangeiros do mercado nacional. Muitos dos bancos russos são possuídos por grandes empresários ou oligarcas, queusam frequentemente os depósitos para financiar os seus próprios negócios.
Outros problemas incluem um desenvolvimento económico desproporcionado entre as regiões russas. Enquanto que a região deMoscovo, com a sua imensa população de quinze milhões de habitantes, é uma metrópole moderna que vive com tecnologia de ponta e um rendimento per capita que se vai aproximando rapidamente do daseconomias mais fortes da eurozona, o resto do país, em especial as suas comunidades indígenas e rurais na Ásia, vive como vivia no fim da Idade Média. Mesmo assim, a integração no mercado está também afazer-se sentir noutras cidades grandes como São Petersburgo, Kaliningrado e Ecaterinburgo.
Encorajar o investimento estrangeiro é também um grande desafio. Até agora, o país tem se beneficiado do...
tracking img