Economia - curva abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curva ABC – o que é, como e porque fazer e usar
Charbel Atalla Antonio


Quais itens atacar numa redução de despesas?
Como otimizar um estoque de manutenção?
Como liberar espaço na caixa demensagens?

– Separando o "grosso"!
[pic]– Usando a Curva ABC!

O método e uso da Curva ABC é muito simples. Leia todo o artigo com atenção (em especial o penúltimo parágrafo) e você se surpreenderá– pronto para fazer a sua Curva ABC e obter os ganhos que ela oferece – já!

O nome – Curva ABC – é para lembrar, ressaltar que ABC são as três letras que estão na frente de todo o alfabeto. É umaanalogia, para nos lembrar que o mais importante deve ser visto primeiro.

A Curva ABC, num gráfico, tem um desenho característico. Veja figuras abaixo.

Numa definição simples, Curva ABC é umrecurso para identificar os itens mais importantes a considerar dentro de uma quantidade geralmente grande de itens.


A Curva ABC, também conhecida como Classificação ABC, ou Lei de Paretto (“primorico do Murphy”), nada mais é que a constatação de que a maioria das coisas que ocorrem “livremente” (preços de mercado, tamanhos de arquivos, tempos de espera), quando colocada num gráfico, com umaclassificação de valores (do maior para o menor, por exemplo), segue uma distribuição de ocorrência como mostrado no exemplo da figura-janela abaixo.
Se desejar ver como foi construída esta curva ABC(recomendo ler antes o restante do artigo), ou testar com outros valores, acesse, analise e teste diretamente o arquivo original (planilha de cálculo).



O ponto-chave da Curva ABC é ver –constatar – que as maiores parcelas do VALOR (acumulado) correspondem às menores parcelas da QUANTIDADE. Tem-se em média 35% do valor total para apenas 20% do total de itens. Os próximos 30% dos itensacumulam 75% do valor, e os últimos 50% correspondem a 25% do valor. Os 30% finais da quantidade correspondem a apenas 10% do valor total.
Chamamos de A os itens de maior valor, de B os de valor...
tracking img