Economia criativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
PARA A DISCIPLINA DE ECONOMIA E NEGÓCIOS

ECONOMIA CRIATIVA

A economia criativa é considerada a grande estratégia século XXI, a nova economia que utiliza criatividade einovação para gerar melhores empregos e desenvolvimento econômico.
Jhon Wowkins é considerado o pai da economia criativa, foi o autor do primeiro livro sobre o assunto: Creative Economy. Ele defende aidéia de que a criatividade é nata e que cabe a cada indivíduo desenvolvê-la e colocá-la em prática a fim de obter lucro usando a imaginação e a criatividade para gerar inovação. Ou seja, no princípioda economia criativa, para obter lucro não é necessário que se tenha capital, a chave para isso é a criatividade.
Temos como exemplo Steve Jobs, que utilizou sua criatividade para se tornar umgrande bilionário. Suas criações IPod, IPad, IPhone, são inovações da tecnologia que viraram “febre” no mundo todo.
A Economia Criativa é o embate que as Indústrias Criativas têm na economia como um todo.Podemos considerar como modelos de negócio ligados a economia criativa:
• Artesanato
• Literatura
• Artes Visuais e Espetáculos
• Audiovisual
• Música
As indústriasculturais, artes visuais, música, a propaganda, etc. Antes eram vistas como algo que estava junto à economia, sem dela fazer parte integrante, ou seja, era apenas um acessório; hoje são o apoio da economia,porque elas não têm um impacto econômico por si, mas anexam qualidade a setores tradicionais, isso para as empresas é excelente, pois gera uma série de inovações, fazendo com que não disputem seusprodutos por preços, mais sim pelo diferencial trazido através da inovação. A concepção da economia criativa é que haja cada vez mais valor associado à criatividade humana.

BIBLIOGRAFIA[www.economiacriativa.com/ec/pt/ec/index.asp] Acesso em: 20/05/2012
[http://www.economiacriativa.com/ec/pt/ec/ind_cria_cult.asp] Acesso em: 20/05/2012
[http://www.economiacriativa.com/ec/pt/ec/conceito.asp]...
tracking img