Economia criativa e cauda longa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA CRIATIVA E CAUDA LONGA

A economia mundial está passando por uma profunda transformação. Essa mudança de era nos tira de um modelo econômico pragmático que visa apenas os bens tangíveis como ouro, petróleo e terras, que são materiais finitos e que fazem parte dos pilares da tão conhecida prática adotada à anos que é a economia de escassez.
Entretanto com a globalização, o advento dainternet e o constante crescimento tecnológico, sem contar a degradação do planeta e a escassez de matéria prima, fez com que se fosse repensado a prática da economia, possibilitando uma mudança de pensamento através do intangível, da criação, adotada a partir da interação social de uma economia com o formato sustentável chamado de economia criativa.
Atualmente podemos citar como o maior exemplode economia criativa é a empresa Google que é uma ferramenta de conteúdo de informação, cultura e criatividade, que são a base fundamental para essa nova economia inerente e intangível, que tem como peça fundamental a criatividade pois essa ferramenta podemos assim dizer é infinita.
Outro exemplo clássico de como a economia criativa já é uma realidade, é o fato de que 75% do valor de um produtoser pautado no intangível, que seria no design da marca “branding”, e também do próprio produto, todos frutos da criatividade que é ilimitada e renovável.
Uma das principais mudanças ocorridas é a existência da democratização dos produtos, passando pela manufatura em si, e também com a possibilidade de diversificação e customização tanto para os produtos quanto para os serviços.
Essa tal economiacriativa funciona como um braço, ou melhor, uma parte da extensão do cauda longa pois assim como tal se baseia na variedade infinita, na forma acessível e ilimitada a todas as classes que essa prática proporciona desde a idéia, elaboração e finalização de um projeto, sempre nutrida pela criatividade.
Economia Criativa é um conceito ainda em formação, para designar um setor que inclui e quetambém extrapola a Cultura e as Indústrias Criativas. Vejamos o que esses três setores têm em comum.
A Cultura tem intersecções com a Indústria e a Economia Criativas, porém vai além, nem tudo o que ela engloba pode ter um viés econômico. A Cultura é o setor mais abrangente. Lala Deheinzelin define cultura da seguinte forma: “Cultura é tudo aquilo que cria, e portanto transforma, mentalidades (o quepensamos) e hábitos (como fazemos)”.
Isso porque se acredita que o mundo é feito de duas dimensões sobrepostas, simultâneas e interdependentes: o mundo tangível (nosso ecossistema físico) e o mundo intangível (nosso ecossistema cultural). Um depende da biodiversidade e o outro da diversidade cultural.

A seguir citaremos três pontos discutidos por Lala em “ECONOMIA CRIATIVA, UMA VISÃO DOHEMISFÉRIO SUL”:
* A Economia Criativa favorece a diversidade cultural ao incluir o uso de conhecimentos e técnicas tradicionais numa perspectiva contemporânea. Esse é Um aspecto fundamental para países em desenvolvimento, já que nós temos geralmente enormes recursos culturais ainda pouco aproveitados. São saberes e fazeres originários das várias etnias que nos compõem, de nossas práticas tradicionaise (algo novo e muito rico) de todas as populações periféricas que, nas adaptações exigidas por seu cotidiano, desenvolvem práticas criativas e organizacionais inovadoras.
* A Economia Criativa tem um largo espectro de formas de organização: do mercado informal, pequenas e micro empresas até grandes corporações multinacionais. Incluir estes vários níveis organizacionais não apenas énecessário (impossível desconsiderar o enorme volume da informalidade e o papel das MPEs) como conduz a novos modelos organizacionais mais adequados à sociedade e economia do futuro, como economia solidária, cooperativismo, gestão compartilhada.
* A Economia Criativa, por sua multidimensionalidade, é um fator de integração de setores e dimensões da sociedade. Essa integração é fundamental para que...
tracking img