Economia conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Economia.
Conceito: Ciência social que estuda a escassez.
Problemas econômicos fundamentais:
* O que e quanto produzir: Dada a escassez dos recursos de produção, a sociedade terá de escolher quais produtos serão produzidos e as quantidades a serem fabricadas.
* Como produzir: Dado o nível tecnológico existente, a sociedade terá de escolher quais recursos de produção serãoutilizados.
* Para quem produzir: A sociedade terá de decidir como será feita a distribuição dos resultados de produção entre seus membros.
Sistemas econômicos.
Conceito: é um sistema de organização da produção, distribuição e consumo dos bens e serviços buscando uma melhoria no padrão de vida.
Elementos básicos de um sistema econômico:
* Estoque de recursos produtivos;
* Complexo deunidades de produção (empresas);
* Conjuntos de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais.
Classificação dos sistemas econômicos:
* Capitalismo (economia de mercado): predomínio da propriedade privada, livre iniciativa, questões econômicas resolvidas pelo MERCADO.
* Socialismo (economia centralizada ou planificada): predomínio da propriedade pública dos meios de produção,questões econômicas resolvidas pelo ESTADO.
Fluxo real da economia (fatores de produção básicos): Mão de obra, a terra e o capital.
Capital: patrimônio;
Salário: remuneração da mão de obra;
Juros: remuneração do capital monetário (preço do dinheiro);
Aluguel: remuneração da terra;
Lucro: remuneração ao capital físico.
- Em cada um dos mercados atuam conjuntamente as forcas da oferta e dademanda, determinando os preços.
- os bens de capital são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo.
- os bens de consumo destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas.
- os bens intermediários são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo.
- A teoria daMacroeconomia tradicional trata fundamentalmente das questões do desemprego e da inflação, consideradas como problemas de curto prazo ou conjunturais, enquanto as teorias de desenvolvimento e crescimento incorporam questões estruturais, que envolvem políticas cujos efeitos demandam um período maior de tempo para apresentarem resultados, pois exigem mudanças profundas na estrutura econômica e institucionaldo país.
Objetivos da macroeconomia:
* Alto nível de emprego;
* Estabilidade de preços;
* Distribuição de renda socialmente justa;
* Crescimento econômico.
- É a preocupação central das chamadas políticas de estabilização as questões relativas ao crescimento econômico e à distribuição de renda envolvem aspectos também estruturais, que são predominantemente de longo prazo.Política econômica: intervenção do estado na economia.
Objetivos:
1. Altos níveis de emprego:
Foi a partir da grande crise de 30 (a popular crise de 29 que afetou principalmente a década de 30) que se priorizou a questão do desemprego da análise da economia.
Até então predominava o Pensamento Liberal (Adam Smith, a teoria da mão invisível – o mercado alto ajustável). Para solucionar a crise, JohnMaynard Keynes (Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda – forneceu aos governantes os instrumentos necessários para que a economia recuperasse o seu nível de emprego potencial ao longo do tempo) sugeriu que o Estado aumentasse os gastos públicos (política fiscal).

2. Estabilidade de preços (controle da inflação):
Inflação – é o aumento continuo e generalizado dos preços.Diferença de queda de preço e queda de inflação: na queda de inflação os preços aumentam, porém com porcentagem menor. A queda de preço é quando o preço diminui, ocorrendo a Deflação.
Tipos de inflação:
Inflação de demanda: a demanda supera a oferta, muitos querem mas tem pouco no mercado.
Inflação de custo: ocorre quando aumenta algum (ou alguns) itens do custo de fabricação do produto (ex:...
tracking img