Economia classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JÉSSICA APARECIDA SILVA BELIZÁRIO
RENATA PIRES VINHAES
SABRINE KARLA
TAIS CARVALHO
















ECONOMIA CLÁSSICA


















UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
POUSO ALEGRE
2012
JÉSSICA APARECIDA SILVA BELIZÁRIO
RENATA PIRES VINHAES
SABRINE KARLA
TAIS CARVALHO














ECONOMIA CLÁSSICA


Projeto de dissertação ao curso de Graduação em ciênciascontábeis da Universidade do Vale do Sapucaí, com requisito parcial para obtenção de nota sob a orientação do Professor: Marco Flavio.















UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
POUSO ALEGRE
2012
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação 3

2 ADAM SMITH

2.1-Economia Clássica 4

2.2-Juventude 5

2.3-Educação formal 6

2.3.1-Obra 6

2.3.2-Progresso Econômico 6

2.3.3-O Estado 72.4.1-Riqueza das Nações 8

2.4.2-A melhor educação 9

2.4.3-A Teoria de valor de Adam Smith 9

2.5-A Teoria da Repartição do Rendimento 10

2.5.1-Thomas Malthus e a “Teoria da População” 11

2.5.2-David Ricardo e a “Teoria da renda da terra ” 11



CONCLUSÃO

ANEXO

BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUÇÃO



1.1 Apresentação



Neste artigo, fazem-se um estudo da relação entre trabalho,exploração e classe durante o período de domínio da Economia Política Clássica. A Economia Política Clássica foi à primeira escola de pensamento que estabeleceu as raízes da Economia como ciência e teve o seu auge entre os anos de 1776, com a publicação da obra de Adam Smith, A Riqueza das Nações. O objetivo do presente texto é investigar a importância do fator trabalho, concebido pelos clássicos comoo único fator de produção, relativamente ao capital e a outros meios de produção, utilizados na produção da riqueza material, durante a época de domínio do pensamento clássico. O trabalho é considerado como fator criador de riqueza, através da análise da teoria do valor-trabalho, e na sua relação social com outras classes da sociedade. Como os proprietários e os capitalistas, caracterizando arelação de exploração. Na sua relação de classe, o trabalho gera riqueza que, segundo os clássicos, era apropriada por outras classes, através da exploração do trabalho, conceito introduzido por Ricardo e que, segundo Marx, gerava o conflito entre as classes que compunham a sociedade. A questão geral que se punha ao pensamento da época em que surge a Economia como ciência era a seguinte: “de quedependia o progresso geral e a riqueza de uma nação”? A resposta geralmente aceita era a seguinte: do excedente à sua disposição. A explicação da noção de excedente constituía então, a idéia central do pensamento teórico da época. O trabalho mostra finalmente, o estudo com uma breve síntese dos resultados alcançados.























2. ADAM SMITH




2.1-Economia Clássica


A ciênciaeconômica é consolidada com a escola clássica. O marco fundamental é a obra Uma Investigação sobre a Natureza e Causas da Riqueza das Nações (1776),  do escocês Adam Smith (1723-1790) Após a morte de Smith, alguns nomes aperfeiçoam e ampliam suas idéias:os ingleses Thomas Malthus (1766-1834) e David Ricardo (1772-1823).

O pensamento clássico se desenvolve na segunda metade do século XVIII e noséculo XIX. Desse modo centra suas reflexões nas transformações do processo produtivo, trazidas pela Revolução Industrial. Os clássicos alteram mais uma vez a noção de riqueza. Adam Smith afirma que não é a prata ou o ouro que determinam a prosperidade de uma nação, mas, sim, o trabalho humano. Em conseqüência, qualquer mudança que aprimore as forças produtivas estará potencializando o enriquecimentode uma nação. A principal delas - além da mecanização - é a divisão social do trabalho, amplamente estudada por ele. A escola também aborda as causas das crises econômicas, as implicações do crescimento populacional e a acumulação de capital. 

Os clássicos defendem o liberalismo e elaboram o conceito de racionalidade econômica, no qual cada indivíduo deve satisfazer suas necessidades da...
tracking img