Economia chipre e euro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo (CHIPRE) 2009

A área da República de Chipre sob controle do governo greco-cipriota tem uma economia de mercado dominada pelo setor de serviços, o qual corresponde a 4/5 do PIB. Ossetores de turismo, o financeiro e o de administração de propriedades são os mais importantes. Taxas oscilantes de crescimento durante a década passada refletem a dependência econômica do turismo,atividade cuja rentabilidade varia por conta da instabilidade política da região e as condições econômicas da Europa Ocidental.
Em 2009, turismo e construção abrandaram como consequência da criseeconomica e financeira que pressionou a procura do estrangeiro.A economia contraiu 1,7 nesse ano.
Em 1 de janeiro de 2008 a República do Chipre adoptou também o Euro como moeda local, menos de quatroanos após entrar para a União Europeia.
A economia da zona greco-cipriota tem crescido em taxas razoáveis desde 2000, mais estabilizadas depois da entrada na União Europeia. Em 2008 Chipre foiclassificado pelo Fundo Monetário Internacional como uma das 32 mais prósperas economias do mundo.
A economia da zona greco-cipriota tem crescido em taxas razoáveis desde 2000, mais estabilizadasdepois da entrada na União Europeia. Em 2008 Chipre foi classificado pelo Fundo Monetário Internacional como uma das 32 mais prósperas economias do mundo.
Nos últimos vinte e cinco anos, Chipre passou adepender da agricultura (onde só a produção de cítricos tem relativa importância comercial), a ter uma estrutura mais conforme com o contexto europeu, com uma presença importante do sector industrialque sustenta a maior parte das exportações e emprega ao 25% da população. Cerca de 70% depende do sector serviços, e em concreto do turismo. A localização geográfica próxima ao Oriente Médio provocagrandes oscilações de ano em ano ao tempo de converter-se em destino turístico.
A frota de navios com matrícula cipriota é a quarta mais importante do mundo e reporta volumosos rendimentos....
tracking img