Economia catarinense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ECONOMIA
DISCIPLINA: ECONOMIA CATARINENSE











RESUMO: DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA NO SUL DE SANTA CATARINA: UMA CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA ECÔNOMICA REGIONAL




LUIZHENRIQUE BELLO













CRICIÚMA, JUNHO DE 2010

RESUMO: DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA NO SUL DE SANTA CATARINA: UMA CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA ECÔNOMICA REGIONAL



Com este artigo, oautor busca elaborar uma periodização para a economia sul catarinense, fora da predominância das atividades carboníferas e que seja pautada no processo de diversificação produtiva.
Num primeiromomento, disserta sobre os aspectos seletivos que levaram a definir os critérios de seleção para demarcar o período em foco. A partir disso, elege os padrões de periodizações de Cardoso de Mello (1987),Cano (2000) e Goularti Filho (2002), de modo a elaborar uma periodização local que seja mais explicativa.
Diante disso, o autor ressalta que essa diversificação na região é composta basicamente porquatro indústrias: cerâmica, calçado, vestuário e plástico. Assim, desconsiderando a atividade carbonífera, o autor demarca os seguintes períodos para demarcar a diversificação da economia na região,ressaltando que as origens dessa diversificação foram resultados do desdobramento da acumulação carbonífera e da metamorfose do capital mercantil para o industrial.
- De 1946 a 1971 - Origens dadiversificação produtiva: Da fundação da Cesaca à exportação de calçados: A atividade cerâmica no período contou com a fundação de 03 empresas em Criciúma, cuja pioneira foi a CESACA, instalada em 1946.No período, também ocorre o surgimento da indústria de calçados, com o pionerismo de uma empresa de Araranguá, atividade depois instalada para outros municípios da região. Ressalta-se que esse setorteve condições propícias para o desenvolvimento no final dos anos 60 e início dos 70, a partir dos incentivos e políticas governamentais no que se refere a isenções fiscais e linhas de crédito para a...
tracking img