Economia cafeeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO SOBRE
ECONOMIA CAFEEIRA

1 – APRESENTAÇÃO
Iremos apresentar um trabalho sobre o café, produto que foi o símbolo da economia do Brasil colônia, tendo sua fase de opulência e posteriormente queda. Demonstraremos o início da lavoura, os aspectos que influenciaram a expansão de cafezais pelo país, a chegada dos imigrantes, a influência econômica e política, as relações de trabalho ecomo a crise de 1929 teve influência no ciclo econômico do café. Compõe-se de introdução, desenvolvimento, oscilações de preço, expansão, crise, mão-de-obra, conclusão e bibliografia.

O café foi introduzido no Brasil no início do século XVIII e era cultivado em várias partes do país, embora a produção era apenas para consumo nas fazendas. Sua importância comercial acontece a partir do fim doséculo XVIII, em conseqüência da alta de preços ocorrida no mercado internacional, motivada pela desorganização ocorrida no Haiti, então o grande produtor mundial . Aos poucos o café foi se tornando o principal produto de exportação brasileiro, sendo que por volta de 1830 já contribuía com 18% do valor das exportações brasileiras, sendo o terceiro produto em importância comercial, perdendo apenas para oaçúcar e o algodão; vindo alcançar a liderança no ranking das exportações já nas duas décadas seguintes. É importante registrar o fato de que todo o aumento verificado nas exportações brasileiras na primeira metade do século passado deveu-se ao café . Transformando-se em produto de exportação , o desenvolvimento da produção cafeeira concentrou-se inicialmente na região montanhosa do Rio deJaneiro , onde existia abundância de mão de obra decorrente da desagregação da economia mineradora além de localizar-se próximo do porto, permitindo assim resolver o problema de transporte da produção utilizando-se de um veículo que existia em abundância : as mulas. Os crescentes lucros auferidos com a exportação do café fizeram com que as plantações se expandissem do Valo do Paraíba para o sul de MinasGerais, nordeste do Paraná , mas principalmente, para o interior de São Paulo, mais precisamente na região oeste, onde a predominância de terra roxa, juntamente com o clima propício contribuíram para o desenvolvimento de grandes cafezais.
AS OSCILAÇÕES DE PREÇOS
A elevação de preços ocorrida nos fins do século XVIII determinou o aumento da produção de café em várias partes da América e daÁsia. Com a elevação significativa da produção de café , sem ocorrer em contrapartida um aumento de demanda segue-se períodos de baixa dos preços , mas mesmo assim a produção do país continua a aumentar, pois os produtores brasileiros viam no café a oportunidade para utilizar os recursos produtivos ( leia-se mão de obra escrava e terras) ociosos provenientes da indústria decadente de mineração , queencontrava-se em retração, para utilizá-los na expansão dos cafezais e produzir mais e mais café.
O café experimentou diversos períodos de oscilações de preços, sendo que nos anos de 1857 a 1868, 1869 a 1885, 1886 a 1906 foram caracterizados por preços ascendentes, tendo neste último período ocorrido a duplicação da área plantada no estado de São Paulo.

5 – EXPANSÃO

No último decênio doséculo do século XIX criou-se uma situação excepcionalmente favorável a expansão da cultura do café no Brasil. Tendo a produção asiática passado por dificuldades , em conseqüência da destruição ocorrida nos cafezais da Ilha do Ceilão e com a descentralização republicana ( tendo em vista que os grandes produtores de café foram um dos maiores defensores da instauração do regime republicano no Brasil), oproblema da imigração passou a ser controlado pelos estados, sendo abordado de forma mais ampla e positiva pelo estado de São Paulo. No oeste paulista o café encontrou as condições naturais que favoreceram sua expansão e ainda devido as ações dos próprios cafeicultores, os chamados "BARÕES DO CAFÉ", que tinham acumulado elevado estoque de capitais, tornando-se ricos e poderosos, passando a...
tracking img