Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ
CURSO DE CIENCIAS ECONOMICAS
COMPONENTE CURRICULAR: ECONOMIA BRASILEIRA I
PROFESSORA: VIVIANE SANTOS
ACADÊMICA: BRUNA SONAGLIO

II. OCASO DO BRASIL
Os países da américa latina possuíam economias primário – exportadoras, quando esses países possuíam apenas um ou dois produtos exportadores já era possível se notar que, em caso decrises econômicas ou preços internacionais flutuantes esses países tenderiam a ter mais dificuldade na recuperação desses acontecimentos.
Após a grande depressão, países com características primárias–exportadores, estiveram em pressão, pelo fato de que não estavam conseguindo satisfazer a demanda interna, e precisavam importar muito mais, surgiu aí a substituição de importações, onde se começa aproduzir internamente o que antes era importado.
A partir desse momento o Brasil passou pelo processo de urbanização, e alguns outros processos de infraestrutura que tendiam a preparar o país para aindustrialização. Logo após a grande depressão, como resultado da política econômica de defesa a atividade interna recuperou-se rapidamente nos anos até a Segunda Guerra Mundial, a expansão da produçãoindustrial foi possível graças ao aproveitamento da capacidade produtiva que permitia substituir uma serie de bens de consumo leves antes importados.
Em 1954 pode-se considerar acabada a segundaparte do desenvolvimento interno, onde ocorreu uma coincidência entre expansão industrial acelerada e a melhoria do poder de compra das exportações, já nos anos 1955 e 1956, vamos considerar como umatransição do pensamento político e econômico. Na terceira fase de desenvolvimento pós guerra, é possível caracterizar esse momento em dois fatores, o aumento da participação do governo nos investimentos,e a entrada de capital estrangeiro para financiar o investimento em alguns setores. Observa-se nesse período a instalação de algumas industrias dinâmicas como a automobilística, construção naval,...
tracking img