Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Qual o tripé em que se apoiou a estrutura industrial brasileira a partir do plano de metas?

Empresas estatais, capital privado estrangeiro e, como sócio menor, pelo capital privado nacional.

2) Comente em linhas gerais o plano de metas.

O Plano de Metas proposto por JK para o período 1956-1960 tinha um conjunto de 31 metas, incluída a meta-síntese: a construção de Brasília. Ossetores de energia, transporte, siderurgia e refino de petróleo receberam a maior parte dos investimentos do governo. Subsídios e estímulos seriam concedidos para a expansão e diversificação do setor secundário

3) Quais eram os principais objetivos do PAEG?

Retomada do desenvolvimento, via aumento dos investimentos; estabilidade de preços; atenuação dos desequilíbrios regionais; e correçãodos déficits do balanço de pagamentos.

4) Comente os objetivos do plano trienal de Celso Furtado.

O objetivo do plano era retomar o crescimento do PIB em 7% de governos anteriores, depois do fracasso completo das políticas econômicas iniciais de João Goulart, e também pela primeira vez iniciar um plano de distribuição de renda. Os principais foram a Contenção do salario, contenção nosgastos públicos, contenção na emissão do papel- moeda.

5) Comente em linhas gerais o que foi o milagre econômico.

Foi um período de intenso crescimento do PIB e da produção industrial entre 1968 e 1973. A economia brasileira beneficiou-se do grande crescimento do comercio mundial e dos fluxos financeiros internacionais para aumentar sua abertura comercial e financeira em relação aoexterior.


6) O financiamento externo durante o milagre econômico foi realmente imprescindível? Por quê?

Sim, pois o capital estrangeiro financiava boa parte dos setores industriais e foi o grande responsável pelo desenvolvimento e o surgimento desse milagre.
7) O que foi o 2º PND e seus principais objetivos?

Foi um plano econômico brasileiro que foi lançado no final de 1974. OII PND se propôs a fazer um Ajuste Estrutural na economia brasileira; procura solucionar problemas econômicos ao mexer na estrutura da economia.

8) Comente sobre a recessão brasileira e a moratória mexicana.

A produção industrial caiu 10%. Com a moratória mexicana de 1982, as pressões sobre o balanço de pagamentos tornaram-se ainda mais dramáticas. A moratória mexicana e a deterioraçãodas contas externas brasileiras dificultaram o financiamento externo

9) Comente os principais fatores que explicam a retomada do crescimento a partir de 1984.

A recuperação da economia americana a partir de 1984 foi fundamental para a retomada do crescimento, apoiada no aumento das exportações e no crescimento da renda agrícola, em função de uma forte alta nos preços dos produtosprimários, que repercutiram em compras de insumos e maquinários. A produção industrial cresceu.




10) Comente sobre a divida externa.

O primeiro empréstimo externo do Brasil foi obtido em 1824, no valor de 3 milhões de libras esterlinas. Em 1906 com o "Convênio de Taubaté", um acordo feito com os governadores e SP, MG e RJ, que, a partir de empréstimos tomados no exterior, comprariam eestocariam o excedente da produção de café. A continuidade do pagamento da dívida externa foi muito questionada no Brasil por alguns grupos e estudiosos, que denunciam o fato de que a dívida "já foi paga várias vezes", mas por causa dos juros, quanto mais se paga, mais ela aumenta.

11) Qual a diferença entre as correntes Ortodoxa e Heterodoxa?

Ortodoxia são as doutrinas primeiras, asditas verdadeiras. Defendem, entre outras coisas, a neutralidade da moeda e a tendência natural ao equilíbrio econômico em pleno emprego.

Heterodoxia são as doutrinas seguintes, aquelas que estão em desacordo com a ortodoxia. A ideia é que o sistema não tende ao equilíbrio de maneira espontânea, quando ocorre é temporário e às vezes imperceptível.

12) Qual a diferença entre as...
tracking img