Economia Brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOUZA, Nilson Araújo de. Economia brasileira contemporânea: de Getúlio a Lula. São Paulo: Atlas, 2007. Capítulo 01: O Nacional-desenvolvimento e a Industrialização (PP. 02 - 27).

O Nacional-Desenvolvimentismo e a Industrialização
Brasil colônia, após Tratado de Methuen, passou a servir a dois senhores: Portugal e Inglaterra (Brasil era escoadouro dos produtos ingleses). Após a independência,a Inglaterra foi assumindo o poder econômico sobre o Brasil.
Nas 3 primeiras décadas do século XX, a principal atividade econômica do Brasil era a produção e exportação de café. Os bancos ingleses aportavam os recursos financeiros para a produção, transporte e comercialização, e os industriais ingleses forneciam produtos manufaturados. Com a Grande Depressão (1929-1930), essa economiaagroexportadora entrou em colapso.
Nesse tempo, houveram transformações políticas, lideradas por Getúlio Vargas, com o objetivo de retomar a industrialização do país. Ao mesmo tempo, implementou-se uma legislação de proteção ao trabalho. Esse período (nacional-desenvolvimentista) foi marcado pela industrialização por substituição de importações.
O esgotamento do modelo agroexportador baseado no café
Odeslocamento do eixo dinâmico da economia brasileira para o café (meados do século XIX) provocou um forte impulso ao crescimento econômico do país, contribuiu para a transição do trabalho escravo para o assalariado e transferiu para o Centro-Sul o núcleo central do desenvolvimento econômico do país. Esse modelo se esgotou ao longo dos anos 20. Sua crise, cujo colapso se deu em 1930, resultou devárias contradições.
A primeira é a vulnerabilidade do modelo, pois dependia da exportação de um único produto primário e ainda era subordinado ao financiamento externo e abastecido por produtos industriais importados. Outra contradição era que o processo de urbanização (resultado da intensificação do comércio exterior) não se fazia acompanhar por um avanço da industrialização, resultando emdesemprego e inflação.
Razões que bloqueavam a industrialização: o livre comércio com a Inglaterra abria nossas fronteiras para os produtos industriais ingleses, inviabilizando a indústria no país; a política de valorização do café deslocava quase todos os capitais para esse setor; a concentração fundiária limitada o desenvolvimento do mercado interno para produtos industriais; a política estatal(cafeicultores) era hostil à indústria.
Em 1924, a indústria entrou em decadência. Ao mesmo tempo em que a produção do café era alavancada pela compra dos excedentes, as exportações se estabilizavam. Com isso, o desemprego e a inflação cresciam. Com isso, cresceu a insatisfação de vários setores, como o empresariado industrial, as camadas médias urbanas (intelectuais e militares) e ostrabalhadores urbanos (criação da Confederação Geral dos Trabalhadores, em 1929).

A Grande Depressão e o estrangulamento externo
O programa econômico-social da Revolução de 1930
Quando se deu a Grande Depressão, a economia brasileira já estava fragilizada, decorrente do estancamento das exportações de café desde meados dos anos 1920. Ao mesmo tempo em que diminuíam as divisas externas, aumentavam osencargos da dívida externa, contraída para financiar os estoques do produto, além do país ser inundado com produtos industriais importados. Com isso, ocorreu o “estrangulamento externo”.
A crise teve dois efeitos imediatos na economia brasileira: os preços dos produtos primários caíram violentamente, acarretando em queda nas exportações dos países que dependiam desse mercado; e tornaram-se escassosos créditos externos que financiavam a retenção dos estoques de café.
Produziu-se uma forte crise cambial. Enquanto as exportações caíam, havia pressão pelo aumento da importação de produtos industriais para abastecer o mercado interno (gerando déficit comercial). Caía a entrada de divisas estrangeiras e cresciam os compromissos internacionais do país (estrangulamento). Para cumprir esses...
tracking img