Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem como objetivo discorrer a respeito da ECONOMIA BRASILEIRA, desde a chegada dos colonizadores portugueses no século xv, até os dias atuais, relatando suas crises e sucessos e neste período passou – se diferentes planos econômicos na tentativa de conter a infração, até chegar no plano real na década de 90, que permanece até hoje.
Faremos também uma breve análise dasimportações, dos mercados internos e externos, considerando as tendências extraídas entre diversas macroeconomias.
Ao apresentar uma visão da conjuntura econômica brasileira dos anos 80 e 90. Assim, objetiva-se registrar acontecimentos econômicos que antecederam tanto a década de 90, quanto os primeiros anos da década de 2000, para que se tenha uma melhor compreensão da tendência de recuperaçãoeconômica do País, em especial, nos anos 2003 e 2004, do crescimento significativo das exportações, neste último período.

.
.

Desenvolvimento

TEORIA ECONOMICA
Quando os exploradores portugueses chegaram no século XV, as tribos indígenas do Brasil totalizavam cerca de 2,5 milhões de pessoas, que praticamente viviam de maneira inalterada desde a Idade da Pedra. Da colonizaçãoportuguesa do Brasil (1500-1822) até o final dos anos 1930, os elementos de mercado da economia brasileira basearam-se na produção de produtos primários para exportação. Dentro do Império Português, o Brasil era uma colônia submetida a uma política imperial mercantil, que tinha três principais grandes ciclos de produção econômica - o açúcar, o ouro e, a partir do início do século XIX, o café. A economiado Brasil foi fortemente dependente do trabalho escravizado Africano até o final do século XIX (cerca de 3 milhões de escravos africanos importados no total). Desde então, o Brasil viveu um período de crescimento econômico e demográfico forte, acompanhado de imigração em massa da Europa (principalmente Portugal, Itália, Espanha e Alemanha) até os anos 1930. Na América, os Estados Unidos, o Brasil,o Canadá, e a Argentina (em ordem decrescente) foram os países que receberam a maioria dos imigrantes. No caso do Brasil, as estatísticas mostram que 4,5 milhões de pessoas emigraram para o país entre 1882 e 1934.
A década de 80, no Brasil foi marcada por grandes turbulências econômicas, em especial, pelo baixo nível de atividade econômica, pelo alto crescimento e pela alta da inflação.
Entre adécada de 80 e a transição para a década de 90, houve a edição de cinco planos econômicos fracassados que, dentre outros objetivos, prometiam, em vão, conter a crise econômica instaurada em especial, a hiperinflação, mediante o tabelamento de paços e a correção monetária.
Havia ainda uma crise externa instaurada que não era motivada somente pelos juros crescentes da divida e pela importação depetróleo, mas também pelo governo que não promovia os ajustes fiscais necessários, inclusive nas empresas estatais e, de forma diversa, as necessidades de financiamento advindas do orçamento destas empresas aumentavam cada vez mais. Esses fatos aliados às altas taxas de juro de inflação trouxeram para o País o total desequilíbrio na sua economia.
A década de 80 foi marcada pela a estagnação donível de atividade, por profundos desequilíbrios macroeconômicos e em especial, pela hiperinflação. No período de 1980-1993, a taxa de crescimento média da economia brasileira foi muito baixa, de apenas 2,1%, fazendo com que o País registrasse uma estagnação do PIB per capita entre 1980 e 1993. O crescimento do produto foi também muito irregular, alternando anos de grande expansão com outros designificativo declínio. Nesse período a economia obteve períodos de crescimento negativos de 4,3%,em 1981; e outros de forte crescimento positivo de 7,5%, em 1986. A indústria foi particularmente atingida e sua participação no PIB diminuiu de 33,7% em 1980, para 29,1% em 1993. Tão ou mais importante que a estagnação da indústria foi o atraso tecnológico a que esse setor foi submetido no Brasil, uma...
tracking img