Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Dupla: Geovani
Professor: Hildegar. Economia Brasileira

Credibilidade e populismo no Brasil: a política econômica do governo Vargas.

1-Prioridade no combate a inflação: mostra que o combate a inflação não é uma política econômica recente, já é prioridade do governo a décadas.
2- Populismo: muito comum na América Latina nesse período.Nada melhor que ser populista para ter a simpatia do eleitorado.
3- Industrialização e modernização agrícola: importante para que hoje o Brasil se tornasse um grande exportador de grãos.
4- Busca daestabilidade: sempre foi uma preocupação do governo brasileiro, ainda hoje o Brasil busca essa “estabilidade”.
5- Tentativa de equilíbrio das contas publicas: mais um quesito que sempre foiprioridade do governo.Conseguindo considerável avanço no governo FHC, com a lei de responsabilidade fiscal.Mas ainda ta longe de chegar á uma situação estável.
6- A partir de 1952 a pressão por aumentossalariais aumentam: importante, pois a partir daí o governo brasileiro melhorou e regularizou a situação dos trabalhadores brasileiros.
7- Substituição da busca pela estabilidade pela busca decrescimento: manobra para que o governo não perdesse o apoio da população. No fim, consegue-se pouco de cada coisa.
8- Relações exteriores estáveis com os EUA no inicio do mandato: aproximação estratégica dogoverno norte americano. Sempre defendendo seus interesses, e apoiando enquanto for de seu interesse.
9- Em 1954, exaltação do ímpeto nacionalista: importante para as intenções de Getúlio Vargas,que nesse período nacionalizou várias empresas brasileiras, contando assim, com o apoio necessário dos brasileiros, que se sentiam mais brasileiros apoiarem essas ações.
10- Crise nas relaçõesexteriores do Brasil/EUA: a “proteção” dos EUA já não é mais tão necessária, e as ações nacionalistas do governo brasileiro estremecem as relações. Agrava ainda mais a crise econômica a qual passava o...
tracking img