Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia Brasileira


1. Quais as políticas de estímulo à industrialização nacional?
As políticas adotadas pelo governo são de duas ordens:
Manutenção da Renda: A manutenção do nível derenda, evitando uma queda mais acentuada, foi feita essencialmente por meio de reforço da política de defesa do café. Essa política, ainda mais quando financiada, em parte, com crédito e emissão demoeda doméstica, constitui um tipo de política keynesiana de sustentação da demanda agregada.
Deslocamento da Demanda: A fim de solucionar problema no balanço de pagamentos, causado pela queda dasexportações, foi feita uma moratória sobre parte da divida externa do país e permitida uma expressiva desvalorização da moeda nacional. Também se impôs um contingenciamento no uso de recursosexternos, isto é, as poucas divisas (moeda estrangeira) que entravam no país tinham sua utilização regulada pelo governo.


2. Quais as dificuldades do PSI (Processo de Industrialização de Importações)?As principais dificuldades de implantação do PSI no Brasil foram as seguintes:
• Tendência ao desequilíbrio externo - pelas seguintes razões:
Política Cambial: visava estimular ebaratear o investimento industrial; significava uma transferência de renda da agricultura para a indústria – o chamado “confisco cambial”.
Indústria sem Competitividades: devido aoprotecionismo, visava atender apenas ao mercado interno, sem grandes possibilidades no mercado internacional.
Elevada demanda por Importações: Estabelecia-se graças ao investimento industrial e aoaumento da renda.
• Aumento da participação do Estado - caberiam quatro funções principais:
Adequação do arcabouço institucional à industria: isso foi feito por meio da LegislaçãoTrabalhista, que visava à formação e regulação de um mercado de trabalho urbano, definindo os direitos e deveres dos trabalhadores e a relação empregado/empregador.
Geração de infra-estrutura...
tracking img