Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente texto apresenta uma abordagem da economia do Brasil. Economia, de acor-do com o dicionário de Silveira Bueno, significa: política; estudo da produção, distribu-ição e consumo de riquezas.
Nesse sentido, procura-se fazer uma retrospectiva dos aspectos econômicos do nosso país, relacionamento os períodos da sua história ao desenvolvimento econômico e social dapopulação.
Para a produção desse texto foram imprescindíveis e consideradas as aulas, o texto de apoio indicado, bem como outras referências bibliográficas procurando realizar uma análise da situação.





















ANÁLISE DA ECOMOMIA BRASILEIRA

Rodolfo Crespin da Rosa Neto

A economia brasileira que hoje se apresenta como a sentimos, resulta de uma historia quefoi sendo construída, desde o início da história do nosso país. É importante, por isso, que se faça, inicialmente, uma retrospectiva da história do Brasil, cujas terras, so-mente serviram aos interesses de Portugal, tanto para extrair riquezas, quanto ara ex-pandir a religião católica, através da catequese dos índios.
Desde essa época, o Brasil teve que se render aos interesses do mercado ecapital estrangeiro, o que nos deixou um legado difícil de ser modificado, no decorrer da histó-ria.
De lá para cá, muitos períodos e diferentes governos passaram, cada um com caracte-rísticas específicas, deixando suas realizações, de D. Pedro ao atual presidente, cada um, governando a seu modo e, acredita-se, procurando fazer o melhor pelo país.
Merece destaque, neste sentido, ogoverno de Juscelino Kubitschek, que deu continu-idade ao desenvolvimento econômico iniciado por Vargas. Ao assumir, em 1956, Jusce-lino elaborou um plano com 30 objetivos, o qual chamou de Plano de Metas, e que prio-rizava o incremento industrial, sendo para isso necessário o aumento da exploração de fontes de energia como do petróleo e a hidráulica, a expansão das indústrias de aço, cimento,automóveis e caminhões, além da construção de rodovias e ferrovias, entre outros investimentos além, da obra mais marcante desse governo que foi a construção de Brasília.
No governo de Juscelino, o desenvolvimento econômico foi prioridade. Foram con-cedidas facilidades para a entrada de investimentos estrangeiros e as empresas transna-cionais instalaram-se com maior facilidade e, de 1956 a 1960, opaís viveu momentos de euforia e a economia cresceu a um ritmo acelerado sendo que um marco de JK foi a industrialização da região sudeste. Porém, os gastos para sustentar a construção de Bra-sília e a industrialização acelerada foram muito grandes e resultaram no aumento da dívida externa. Além disso, os brasileiros enfrentaram o crescimento da inflação.
Ao estudar esse período da história doBrasil observa-se que o preço do desenvolvi-mento foi bastante alto, pois até hoje a economia sofre a influência do endividamento.
De acordo com Salvalagio, a história da economia brasileira desde 1980 foi marcada pelas crises, bem como das formas criadas para sair delas. Pode-se comparar a economia do país com a economia pessoal, ou de uma família, quando as contas a pagar são em valorsuperior ao volume de dinheiro que se recebe. Quando isso acontece, a primeira conseqüência é o corte do crédito, exatamente o que ocorreu com o Brasil, por duas vezes, na década de 80. Isso foi agravado com o choque do petróleo que colocou a ba-lança comercial no vermelho, passando a precisar de mais dinheiro emprestado, pagando juros altíssimos.
Após experimentar uma das maiores recessões dasua história, o país pediu socorro ao Fundo Monetário Internacional e para honrar seus compromissos optou por aumentar as exportações, tomando para isso, a medida de desvalorizar a moeda corrente, o Cruzeiro, para que os salários perdessem poder de compra e como conseqüência, sobra de produto para exportar. Outra medida foi injetar dinheiro público em empresas privadas para que aumentassem as...
tracking img