Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS.
GRADUAÇÃO.
COMÉRCIO EXTERIOR.

ECONOMIA BRASILEIRA.

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO INTERNACIONAL

São Leopoldo.

Instruções dadas para arealização do trabalho:

1 – A pesquisa será desenvolvida na biblioteca.
2 – Os grupos irão pesquisar para responder as questões que seguem, antes desse assunto ser desenvolvido em sala de aula.
3 – Oslivros para pesquisa deverão conter o tema: Economia Brasileira.

QUESTÃO Nº 1
É corrente, atualmente, a afirmativa de que o modelo de industrialização por substituição de importações (ISI) está“esgotado”, no caso brasileiro. Discuta essa afirmativa, explicitando o que você entende por modelo ISI (Industrialização por Substituição de Importações) e em que sentido este modelo estaria esgotado.
O ISI- Industrialização por Substituição de Importações é uma medida político-econômica aplicada que tem como objetivo estimular a industrialização nacional, para isso bloqueando as importações (atravésde altas tarifas). Uma vez que necessitando consumir e não tendo como importar a indústria nacional é obrigada a produzir.
Esta medida já foi usada no Brasil para estimular a industrialização. Porémnão alcançou o resultado esperado.
Até o início da década de 1940, as exportações no Brasil tinham como base insumos; estes em poucas variedades (café, cacau, açúcar, algodão e fumo), porém eram emgrandes quantidades; o que eram vendidos sem valor agregado. Não tendo assim uma estimulação da Indústria como geral.
No final da década de 1940, os governos começaram a se preocupar em mudar estarealidade do comércio brasileiro e aí então, implantaram o ISI no Brasil.
No início da década de 19 60, começou-se a perceber o que o ISI causara para o Brasil; influenciou milhares de empresas e umanova ‘injeção’ foi dada ao Mercado Nacional, porém com as diversas barreiras impostas para as importações, nosso país ficou desatualizado em questões tecnológicas.
Negligenciando o Mercado...
tracking img