Economia Brasileira Contemporanea (Greamaud)

2850 palavras 12 páginas
Exercícios do livro EBC. Gremaud, Vasconcellos e Rudinei Júnior.
Capítulo 13 – Economia agroexportadora
1. Desde a época colonial, passando pelo período imperial até a República Velha, a economia brasileira dependeu quase que exclusivamente do bom desempenho de suas exportações, as quais, durante todo período, restringiam-se a algumas poucas commodities agrícolas. O que variou ao longo do tempo foram os produtos aqui produzidos destinados ao mercado internacional: açúcar, algodão, café, borracha, etc. A República Velha, com a produção de café no Sudeste brasileiro, pode ser considerada o período áureo desse tipo de economia e do ciclo do café.
2. O bom desempenho de uma economia com essas características depende das condições do mercado internacional dos produtos exportados, sendo a variável-chave, o preço internacional do produto exportado. Tais condições, porém, não são controladas pelo país exportador. Outros países também influíam na oferta, além de boa parte do mercado ser controlada por grandes companhias atacadistas que especulavam com estoques.
Crises internacionais causavam problemas, criando sérias dificuldades para toda economia, dado que praticamente todas as outras atividades dentro do país dependiam direta ou indiretamente do desempenho do setor exportador.
3. A política de valorização do café consistia na retenção de parte da oferta de café na forma de estoques. Com menor oferta de café no mercado, os preços poderiam se recuperar, ou ao menor parar de cair. O problema era o que fazer com os estoques e como financiar a estocagem.
A desvalorização cambial na economia agroexportadora poderia ser usada para proteger, em moeda nacional, os lucros do setor cafeeiro quando da queda dos preços. Tal desvalorização manteria a renda dos mesmos e acabava por sustentar o nível de emprego da economia, evitando que as quedas no mercado internacional gerassem desemprego na economia brasileira. Esse mecanismo, porém, resulta em dois problemas: tendência de

Relacionados

  • A CONTABILIDADE COMO AUXÍLIO NAS DECISÕES GERENCIAIS
    3630 palavras | 15 páginas