Economia basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 A) Fixação da razão (encaixes dos bancos)/(depósitos bancários);
Na ausência de uma regulamentação feita pelo Banco Central, os bancos comerciais fixam a relação entre seus encaixes e depósitos a partir de uma avaliação comparativa entre os riscos de manter encaixes muito reduzidos – o que poderia levar a uma situação em que os bancos se veriam sem dinheiro para cobrir as retiradas normais dedepósitos – e os custos de manter encaixes muito elevados – que poderiam gerar lucro para os bancos. A regulamentação do Banco Central, portanto, é feita sempre a fim de forçar os bancos a manter taxas de encaixe mais altas do que as que manteriam autonomamente. Isso reduz a capacidade de bancos concederem empréstimos, reduzindo, portanto, a oferta de moeda.
B) Controle de Crédito seletivo 
Éum dos instrumentos mais difíceis de conceituar e expor, pois é pouco utilizado devido as constantes mudanças que sofre, pois as regras determinadas pelo Banco Central hoje, podem sofrer mudanças ou até mesmo não existirem mais amanhã. É um instrumento que se refere ao controle direto sobre o crédito. Pode estar relacionado ao volume de transações de crédito, ao prazo ou ainda a que se destinaeste crédito.
É através de mais este instrumento de Política Monetária que as autoridades monetárias têm como controlar o volume de crédito e distribuição das linhas de crédito, impondo taxas, condições e períodos.
c) Alteração da taxa de redesconto;
Nas operações de redesconto, o BC concede empréstimos aos bancos comerciais (“redescontando” papéis, como duplicatas que empresas haviam“descontado” nos bancos comerciais e oferecido como certificados de endividamento), cobrando uma taxa de juros, a chamada taxa de redesconto. Por meio desses empréstimos, os bancos comerciais elevam suas reservas e, portanto, sua capacidade de conceder empréstimos. Sendo assim, quando o BC aumenta a taxa de redesconto, tanto a concessão de empréstimos quanto a expansão monetária realizadas pelo sistema bancáriosão dificultadas (o que caracteriza tal aumento como instrumento de controle da oferta de moeda); quando o BC reduz a taxa de redesconto, espera-se o efeito contrário, ou seja, a concessão de um maior volume de empréstimos, bem como a elevação do estoque de moeda da economia.

2) Definição
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dosprodutos num determinado país ouregião, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. 
Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano,o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.

3.Quais são os efeitos de uma inflação alta sobre a moeda como reserva de valor, como unidade de conta e como meio de troca ?
A função reserva de valor é imediatamente prejudicada na presença de inflação: todos percebem que não vale a pena manter suas economias na forma de um bem (a moeda) que perde valor a cada dia.
Buscam-se,então, outras maneiras de manter valores para uso futuro, como aplicações financeiras com correção monetária, automóveis, imóveis, moeda estrangeira, etc. A função unidade de conta é atingida da seguinte forma: caso sejam firmados contratos em valores nominais, os agentes que têm a receber necessariamente perdem, já que receberão valores reais inferiores aos da data de celebração do contrato. O mesmoocorre com o governo, que receberá impostos com valor real inferior àquele dos fixados em lei, buscando-se então unidades alternativas. Quanto à função meio de troca, faz-se mais difícil substituir a moeda, mesmo durante um processo inflacionário violento, pois ela é o único meio legal de pagamento. Ainda assim, os agentes econômicos tendem a adotar práticas que economizem o uso de moeda nas...
tracking img