Economia atps 2semestre

557 palavras 3 páginas
Questão 01 - Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio Keynesiano da demanda efetiva?
A chamada lei de Say, é um dos pilares da macroeconomia clássica, ou seja a oferta cria sua própria procura, e o princípio keyniano, é o inverso da lei de Say, ou seja o papel do Estado é fundamental para a regulação da lógica de mercado, pois cabe a ele o controle da lógica de mercado e tem um papel ativo na economia, tanto como produtor quanto como consumidor ou demandante.
Questão 02 - Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.
Monetaristas: defendiam o controle da moeda e baixo grau de intervenção do Estado.
Fiscalistas ou keynesianos : recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.Pós-keynesianos: Como Keynes, enfatizam o papel da especulação financeira e da intervenção do Estado na economia.
Marxistas e Institucionalistas : Em ambas as escolas; critica-se a abordagem pragmática da ciência econômica e propõe-se um enfoque analítico, em que a Economia interage com os fatores históricos e sociais, ou seja, o capital e a propriedade geram a mais-valia de forma que independe do Estado.

Questão 03 - O objetivo das empresas é maximizar os lucros. As normas jurídicas, entretanto, têm por fim proteger a sociedade de abusos e delimitam o campo de atuação das empresas. Você acha que a Lei nº 8.884/94 tem essa finalidade?
A Lei n° 8.884/94 desemprenha um papel de controle das atividades economicas pelo Estado,tendo o objetivo de prevenir e reprimir as infrações, os abusos contra a ordem econômica e criar as condições para tornar máximo o nível de bem-estar económico da sociedade
Questão 04– Descreva o Sistema Brasileiro de Defesa do Consumidor e o papel de cada órgão que compõe.
Formao pelo três órgãos encarregados da concorrência no Pais,a Secretaria de Direito Economico, do Ministerio da Justiça,a Secretaria de Acompanhamento

Relacionados

  • asdasd
    616 palavras | 3 páginas