Economia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
TRABALHO EXTRACLASSE
PROF: ADILSON CARLOS YOSHIKUNI




ALINE CARLOS PEREIRA DA SILVA VAZ










ESTUDO DE CASO
McDONALD’S


Introdução

Em 1948 foi aberto o primeiro McDonald’s, por dois irmãos, Dick e Maurice Mc Donald, em San Bernardino, Califórnia. Seis anos depois Ray Kroc, um vendedor com espíritoempreendedor propôs aos irmãos a abertura de outro restaurante usando o nome da família e seguindo os mesmo parâmetros, assim em 1954 foi criada a primeira franquia do McDonald’s. Des Plaines, Illinois, foi o local escolhido para inauguração do primeiro negócio de Ray Kroc: um restaurante que servia hambúrguer de qualidade, com serviço rápido e cortês, num ambiente muito limpo. Estava então nascendo umarevolução na indústria e nos hábitos de alimentação mundiais.

1. Tendências do Macroambiente


A rede de restaurantes cresceu muito rápido, em pouco mais de um ano a cadeia estava com mais de 20 unidades em território americano.
Diante do grande sucesso que a rede de restaurantes estava fazendo no início dos anos 60, Ray Kroc desembolsou US$ 2,7 milhões e comprou a parte dos irmãosMcDonald’s.
Em 1967, já contava com pouco menos de mil restaurantes funcionando, iniciando então sua escala internacional, abrindo um no Canadá e outro em Porto Rico.
O Mc Donald’s emprega mais de 1,5 milhões de pessoas e atende 50 milhões de clientes todos os dias, em quase 120 países, tendo sua marca entre as oito mais valorizadas do mundo.
Considerado a maior rede de fast-food domundo, em 2005 o McDonald’s teve lucros de 42% mais altos que os lucros do ano anterior, o aumento das vendas na Europa foi o grande colaborador para elevar os lucros.
O Fato de a população buscar cada vez mais alimentação saudável, porém rápida devido ao ritmo de vida acelerado que vivemos nos dias de hoje é considerado uma tendência de evolução lenta. Isso motivou mudanças no cardápio doMcDonald’s que hoje conta com itens como saladas e grelhados os quais podem ser consumidos no horário das principais refeições.
Foi inserido no cardápio do café da manhã alimentos semelhantes aos que consumimos em casa, para cada região o cardápio é alterado de acordo com os costumes.
No cenário mundial de hoje percebe-se uma grande tendência de relacionamento onde há aproximação dosinteresses das organizações com os da sociedade, no qual as empresas contribuem para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo.
A responsabilidade social revela-se então um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas.
Preocupado com o destino que tomaria as embalagens descartadas o McDonald’s resolveu mudar suas embalagens de isopor e papel normal porembalagens feitas com papel reciclado e produtos biodegradáveis.
O McDonald’s leva muito a serio o compromisso com a responsabilidade social, no Brasil a principal causa adotada foi a luta contra o câncer infanto-juvenil. Para apoiar esse trabalho a empresa criou diversas iniciativas, a de maior destaque e o Mc Dia Feliz, no qual todo dinheiro arrecadado com as vendas do Big Mac menos impostos édestinada para instituições que cuidam de crianças e adolescentes portadores de câncer.
O McDonald’s acredita em um mundo melhor e faz mudanças e ações continuas para colaborar com o planeta.


2. Oportunidades e Ameaças




2.1 Oportunidades

Umas das primeiras e mais importantes oportunidades identificada na rede Mcdonalds foi feita por Ray Kroc, que havia se tornado sócio deDick e Mac, os irmãos Mcdonalds, e de imediato enxergou que aquele modelo de negócio poderia se expandir com sucesso para outras localidades foi então que ele convenceu os irmãos Mcdonalds a lhe vender o direito de comercializar a marca e as idéias daquele protótipo de lanchonete.
Desde a sua inauguração até os dias atuais o McDonald’s tem enfrentando inúmeras mudanças de comportamento de...
tracking img