Economia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ECONOMIA APLICADA

Silviomar luís Savi

1 - O que déficit orçamentário (déficit fiscal) do governo e como ele podeafetar a taxa de juros real e o crescimento de um país?
T – (G* -J) <0. Ë quando o governo arrecada menos do que gasta, menos os juros. A taxa de juros pode ser afetada ( aumentar) desde que a relação divida/PIB seja afetada ou seja a divida cresce mais que o PIB.Os investidores percebendo um aumento nos riscos dos títulos públicos exigem juros maiores e prazos menores,isso impossibilita o crescimento devido a juros altos e prazos curtos.

2 – Em fevereiro de 2003,o então ministro Palocci aumentou a meta do superávit primário para 4,25% do PIB. Na entrevista que iniciou esse aumento, o ministro enfatizoua necessidade de o Brasil adquirircredibilidade.Explique o que é superávit primário e porque esse aumento reforçou a credibilidade do país?
Em um orçamento público, o superávit significa uma receita maior que à despesa em virtude de um aumento de arrecadação ou arrefecimento de gastos. Já quanto nos relacionamento a balança comercial, significa que o valor das exportações é superior aodas importações. E dá mais credibilidade ao país porque essedado é um dos principais termômetros observado pelos investidores estrangeiros para medir a capacidade de um país pagar os credores em dia. O governo aperta o cinto para que sobre mais dinheiro para quitar os débitos com mercado ou aumenta suas receitas com aumento de tributos.

3 – O que é uma política fiscal expansionista e uma política fiscal contracionista?
Política fiscal Expansionista: Ogoverno aumenta os gastos públicos e reduz a arrecadação tributária, gerando impacto positivo com o incremento da atividade econômica e do nível de emprego.
Política fiscal contracionista: O governo reduz os gastos públicos e ou aumenta a arrecadação de tributos, gerando impacto negativo com a redução da atividade econômica e do nível de emprego.

4 – O que é uma política monetáriaexpansionista e uma política monetária contracionísta?
A política monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de moeda reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos majoritariamente no setor privado. Essa política é adotada em épocas de recessão visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos.
Ao contrário, a política monetária contracionista consiste em reduzir aoferta de moeda aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado. Essa modalidade da política monetária é aplicada quando a economia está sofrendo alta inflação, visando reduzir a demanda agregada e, consequentemente, o nível de preços.

5 - Cite Fatores que aumenta a produtividade de um país?
Capital físico =>estoque de equipamento e estruturas utilizadas naprodução de bens e serviço.
Capital humano:=> conhecimento e habilidade adquiridas pelos trabalhadores por meio de melhor ensino, treinamento e experiência.
Conhecimento tecnológico: => entendimento da sociedade da melhor forma de se produzir bens e serviço.

6 – Explique quais são as três funções da moeda?
Meio de troca: É aquilo que os compradores dão aos vendedores em troca de bens eserviço.
Unidade de conta ou padrão de referência: instrumento que as pessoas usam para anúnciar preços e registrar débitos.
Reserva de valores: É aquilo que as pessoas podem usar para transferir poder aquisitivo do presente para o futuro

7- O que é imposto inflacionário?
É aquele decorrente das receitas obtidas pelo governo pela emissão de moeda. Trata-se de uma transferencia de recursos daeconomia para as mãos do banco central. É a perda do poder aquisitivo dos cidadões e beneficios para o banco central, devidos ao pagamento de juros reais negativos.

8 – Quais os principais mecanismo que o Banco Central tem para o Controle da oferta de moéda?
Operações de Mercado (Open Market) – O banco central realiza leilões de compra e venda de títulos da dívida pública. Comprando títulos...
tracking img