Economia aplicada ao direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS BÁSICOS

1. A Ciência Econômica e o sistema econômico

A Ciência Econômica enquadra-se como uma ciência humana sendo, a sua preocupação básica, a administração dos recursosrelativamente escassos associada às necessidades humanas ilimitadas.

De acordo com MASLOW, um dos personagens mais pesquisados na área de Administração de empresas, as necessidades humanasrespeitam a uma hierarquia onde compreende as necessidades fisiológicas e se ampliam para questões relacionadas às necessidades sociais (educação, saúde, transporte), de ego e status social, à medida que onível de renda aumenta ao longo do tempo, passando a satisfazer, além das necessidades primárias as necessidades secundárias (luxo, por exemplo).

Por participarem do sistema econômico, talcomo as famílias, caberá aos demais agentes econômicos, empresas e Governo o atendimento destas necessidades correntes onde, o Governo oferece os serviços e os bens públicos e as empresas a produção debens e serviços.

De imediato, nem sempre as empresas e o Governo poderão atender a essas necessidades, pois há restrições de ordem orçamentária ou limitação científica.
Um sistemaeconômico em formação requer maior atuação do Governo como empresário, foi o que aconteceu com o Brasil a partir dos anos 30 quando ocorreram investimentos nas indústrias de base (siderúrgicas epetróleo) e demais setores.

No aspecto empresarial precisamos avaliar o que é utilidade e o que é futilidade, pois muito do que é produzido o é para o atendimento de necessidades secundárias taiscomo: produto que possibilita o armazenamento de 2000 músicas através do processo de download ou alimentar os “bichinhos virtuais” tão vendidos nos anos 90. Já, outras produções, são empenhadas naresolução de casos até dias ou anos atrás indissolúveis como são os casos de ejaculação precoce e disfunção erétil cujos laboratórios Johnson & Johnson e Pfizer, respectivamente, dedicaram anos de...
tracking img