Economia aplicada ao direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

I – A CIÊNCIA ECONÔMICA

A Ciência Econômica enquadra-se como uma ciência humana sendo, a sua preocupação básica, a administração dos recursos relativamente escassos associada às necessidades humanas ilimitadas.

De acordo com MASLOW, um dos personagens mais pesquisados na área de Administração de empresas, as necessidades humanas respeitam a umahierarquia onde compreende as necessidades fisiológicas e se ampliam para questões relacionadas às necessidades sociais (educação, saúde, transporte), de ego e status social, à medida que o nível de renda aumenta ao longo do tempo, passando a satisfazer, além das necessidades primárias as necessidades secundárias (luxo, por exemplo).

Por participarem do sistema econômico, tal como asfamílias, caberá aos demais agentes econômicos empresas e Governo o atendimento destas necessidades correntes onde, o Governo oferece os serviços e os bens públicos e as empresas a produção de bens e serviços.

De imediato, nem sempre as empresas e o Governo poderão atender a essas necessidades, pois há restrições de ordem orçamentária ou limitação científica.

Um sistema econômico emformação requer maior a atuação do Governo como empresário, foi o que aconteceu com o Brasil a partir dos anos 30 quando ocorreram investimentos nas indústrias de base (siderúrgicas e petróleo) e demais setores.

No aspecto empresarial precisamos avaliar o que é utilidade e o que é futilidade, pois muito do que é produzido o é para o atendimento de necessidades secundárias tais como: produtoque possibilita o armazenamento de 2000 músicas através do processo de download ou alimentar os “bichinhos virtuais” tão vendidos nos anos 90. Já, outras produções, são empenhadas na resolução de casos até dias ou anos atrás indissolúveis como são os casos de ejaculação precoce e disfunção erétil cujos laboratórios Johnson & Johnson e Pfizer, respectivamente, dedicaram anos de pesquisa paramelhorar a auto-estima dos vitimados. Se ambos os casos apresentados são exemplos de sucesso, então podemos concluir que a indústria do entretenimento é tão útil quanto a os avanços da indústria farmacêutica.

Como a nossa finalidade é o entendimento da existência da ciência econômica, então qual é o problema econômico central que impera sobre este sistema econômico ?

Resposta:

Comoatender às necessidades humanas ilimitadas se os recursos são relativamente escassos ?

Para melhor esclarecer, daremos alguns exemplos desta relação entre necessidades humanas ilimitadas e recursos relativamente escassos:

Exemplo 1: A população brasileira é altamente consumidora de trigo, produto ao qual é largamente utilizado na fabricação de pães e massas. Caberá aos fazendeiros locais,dependendo das condições climáticas, iniciar a fase de plantação da cultura, porém, nem sempre o plano é bem sucedido e a safra fica prejudicada em função de um clima mais quente, contrário à cultura do trigo. Neste caso, observamos que surge uma escassez relativa em território brasileiro ao qual o governo terá que importar o produto de outros países produtores ou formar estoques previamente.Exemplo 2: Nos anos 70 fomos vitimados pela crise do petróleo, (1973 e 1979), pois não éramos auto-suficientes como somos atualmente. Havia necessidade pelo produto, porém não havia disponibilidade interna, o que nos obrigava a importar o produto e nos endividar para isso. No quadro atual, somos auto-suficientes no volume de extração, mas não no volume de refino, ao qual ainda nos condiciona aexportar petróleo bruto e importar o petróleo refinado. Uma das propostas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo atual é de construir mais refinarias no futuro. Já temos uma em desenvolvimento no Nordeste em parceria com o Governo Venezuelano.

Com base nos exemplos, concluímos que este sistema econômico se interage com o resto do mundo e vice-versa.

Tipos de Bens e...
tracking img