Economia Ambienbtal

868 palavras 4 páginas
POLÍTICA AMBIENTAL
Política Ambiental:
INTRODUÇÃO:
O Objetivo desse capítulo é demonstrar as principais razões de adoção da política ambiental; soluções econômicas para problemas ambientais; principais instrumentos; relação entre política ambiental e comércio internacional e por último a Prática dessa política no Brasil.
RAZÕES PARA ADOÇÃO DE UMA POLÍTICA AMBIENTAL:
• Obrigar os agentes econômicos a adotarem posturas e procedimentos menos agressivos ao meio ambiental, a fim de reduzir quantidade de poluentes lançados no meio ambiente.
Caso da indústria, os recursos naturais são transformados em matérias-primas e energia, gerando impacto ambientais no início (desmatamento, emissão de gases poluentes...) o que acaba afetando bem estar da população e aumentar os gastos políticos.
SOLUÇÕES ECONÔMICAS PARA PROBLEMAS AMBIENTAIS
• De acordo com Ronald Coase, a solução dos problemas ambientais pode surgir por meio de livre negociação entre partes envolvidas. Através de um processo de barganha.
• Maior redução na poluição maior custo marginal e menor beneficio marginal para a parte afetada.
• Ao iniciar negociação, eles irão negociar até o ponto em que custo marginal de reduzir poluição seja igual ao benefício marginal de reduzi - lá q2 Daí A INTERNALIZAÇÃO DAS EXTERNALIDADES
• Fazer com que o poluidor incorpore as externalidades, ou seja, os custos sociais também devem ser adicionados ao custo marginal privado, fazendo com que a curva de custo marginal se desloque para esquerda. Logo o custo marginal a ser considerado deve ser Cmg2 e a quantidade produzida deve ser menor, atingindo o ótimo social em q2 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA AMBIENTAL
• Instrumento de comando- e- controle (regulação direto) trata de controle, procedimentos, regras e padrões a serem seguidos pelos agentes poluidoras e também diversas penalidades (multas, cancelamento de licença) caso não cumpram as normas.
• Instrumento econômico (instrumento de mercado) visam a internalização das

Relacionados