Economia agroexportadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) - As características destacam-se por um modelo de produção agrícola concentrada em alguns poucos produtos e voltado para o setor externo, através de exportações. No Brasil, sempre houve um produto principal, como por exemplo, o café. Então o Brasil procurava produzir em larga escala, vender principalmente no mercado externo, e assim gerar as divisas necessárias para a importação da maioria dosbens de consumo da população, desde alimentos à manufaturados.
- Problemas: Apresenta enorme vulnerabilidade, pois é dependente de fatores externos para a geração do consumo interno, ou seja, depende da demanda pelo produto agrícola a ser exportado e também da produção estrangeira dos bens a serem importados. Logo, qualquer crise no exterior, ou mesmo guerras, gerava sérios problemas na absorçãodo produto a ser exportado, ainda mais esses produtos não sendo considerados essenciais. Outro problema grave desse tipo de economia é seu caráter concentrador de renda e pouco dinâmico, pois a renda acumulava na atividade principal e não havia incentivos para investimentos fora do setor, estagnando o desenvolvimento, o crescimento de novos setores (como a indústria), a distribuição de renda e odesenvolvimento da população.
- Mecanismos utilizados no Brasil para contornar as crises: A elevada rentabilidade do setor cafeeiro não favorecia grandes investimentos em outros setores, mas o Brasil teve uma participação significativa se comparado com o restante da América Latina. A crise de 1930 acabou viabilizando investimentos fora da atividade cafeeira, mas a renda foi gerada por tal setor,e existiam pequenas atividades industriais no Brasil antes da crise, até para atender, em parte, o próprio setor cafeeiro. Nesse período se destacavam os bens de consumo leve, como produtos têxteis, alimentos e bebidas, que correspondiam a mais de 80% da produção industrial brasileira.
- Papel desempenhado pelo setor para inicio da industrialização do país: Há duas teorias que explicam aindustrialização no Brasil: A Teoria dos Choques Adversos e a Teoria da Industrialização Incipiente. A primeira explica que a indústria surgiu como resposta à crise do café, abalada pela crise externa, o que ocasionou dificuldades de exportar e importar. A segunda defende que a industrialização surgiu não por causa da crise do café, mas por causa de sua expansão. As duas teorias, embora opostas, secomplementam na explicação da industrialização no Brasil. O capital necessário aos investimentos na indústria surgiu justamente dos grandes lucros do setor cafeeiro, ainda que altamente concentrados.  Mas enquanto o café era lucrativo, não havia incentivos para investimentos em outras atividades. Aí entra a teoria dos choques adversos, pois quando a crise mundial mostrou a vulnerabilidade da atividadecafeeira voltada para o setor externo, os capitais migraram para outros setores, além de aumentar a capacidade instalada dos já existentes.

2)- Principais instrumentos de política econômica adotado no PSI: O Processo de Substituição de Importações têm como Pressupostos Básicos: deslocar o eixo dinâmico da economia, manter e deslocar a renda nacional, o PSI tem como características: aIndustrialização fechada, ter como motor dinâmico o estrangulamento externo e industrialização por etapas.
- Dificuldades de Implementação: Apesar dos problemas: O PSI resultou em um surto industrial relevante: ferrovias, portos, usinas hidrelétricas, sistema de comunicação. Para o mercado interno (alimentos, têxtil, indústria a alimentícia, higiene e limpeza, perfumaria, farmacêutica, bebidas, etc. Em1935 a produção industrial brasileira já era 27% maior do que em 1929 e 90% maior que em 1925. Mas os Problemas persistem: a) desequilíbrio externo (confisco Cambial, falta de competitividade, demanda por importações elevada); b) aumento participação do Estado na Economia; c) aumento do grau de concentração de renda; d) escassez de fontes de financiamento; O Maior Problema redefinição do Papel do...
tracking img