Economia agroexportadora 1° republica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Itaboraí
Disciplina: Economia Brasileira
Curso: Administração
Professora: Carolina Machado
Alunas:
Assunto: Economia Agroexportadora

1. Economia Agroexportadora
Economia agroexportadora é definida pela economia baseada na produção e exportação de uns poucos produtos primários, e uma economia voltada para fora. Essa economia ocorreu no Brasil no período de 1889 à 1930. Fica claroentão que o que determinava a base de consumo no Brasil era a exportação.
2. Ciclos da economia agroexportadora
A economia agroexportadora dependia grande e exclusivamente da exportação de produtos agrícolas. E foi aumentando aos poucos a variedade de produtos exportados ao mercado internacional sendo eles: ouro, açúcar, café, borracha e outros que formaram os ciclos da economia brasileira. Semdúvida o ciclo que teve mais importância foi o do café que dominou a economia no período da república velha.
A economia agroexportadora era de uma vulnerabilidade muito grande, já que a demanda dependia exclusivamente das oscilações do crescimento mundial. Crises ou guerras internacionais, afetava de maneira direta as exportações, e por conseqüência a economia no Brasil, pois as atividades dependiado desempenho do setor exportador cafeeiro.
Sendo o café o setor exportador mais produtivo e de maior dinamismo, era onde concentrava-se os recursos naturais e o capital. Mas por conseqüência causava uma elevada desigualdade na distribuição de renda, que era uma das características do modelo agroexportador. E se quando tudo andava bem, ela aumentava, e se tudo fosse mal ela se retraía. O Brasilera o maior produtor de café da época, mais mesmo assim não tinha influência sobre os preços, pois havia outros países que atuavam na oferta. Os EUA e Inglaterra que eram os principais importadores decidiam como era a demanda.
Um problema significativo no sistema agroexportador, era o descompasso entre a base produtiva e a estrutura de consumo, pois a exportação era uma das poucas bases quedeterminava a renda, por exemplo, tudo era importado, então se houvesse algum problema nos pagamentos (diminuição de exportações ou guerras) poderia acontecer de diminuir as importações, afetando assim as condições de consumo da população. Esse tipo de estrutura que dependia do que ocorria no mercado internacional, para determinar o que ocorria no Brasil foi classificada por Maria da Conceição Tavares(1975) por modelo desenvolvimento voltado para fora. Esse processo ocorria não somente no Brasil, mais em outros países, principalmente nos países latino-americanos, mas não era característica dos países desenvolvidos ou centrais como mostra o quadro a seguir:
PAíSES AGROEXPORTADORES | PAíSES CENTRAIS |
A exportação determina a renda nacional | A renda nacional podia vir também de investimentos.|
A exportação se concentra em produtos primários. | A exportação não é radicalmente diferente do consumo, e há também exportação de produtos manufaturados. |
A importação é de produtos compostos por matéria-prima e de bens para atender a demanda interna. | A importação é de bens para atender a demanda interna. |
A base da exportação é diferente da estrutura de demanda. | A base da exportaçãonão é diferente da estrutura de demanda. |

3. Deterioração dos termos de troca
Essa palavra “termo de troca” quer dizer a relação que havia entre os preços das exportações e os preços das importações de um determinado país.
Defendia alguns autores a idéia de que produtos agrícolas tende a ter um menor desempenho e um menor crescimento comparado aos industrializados. Portanto, se um país como oBrasil tem suas exportações voltadas para produtos agrícolas, terá desvantagem em suas importações de manufaturados e, é daí que vem o termo deterioração dos termos de troca.
4. Desvalorização cambial e Política de valorização do café
O governo sentia a necessidade de intervir no mercado, porque com as oscilações no preço, quando ele subia, aumentava a lucratividade...
tracking img