Economia 2 semestre anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO DE APRENDIZAGEM - ECONOMIA

Data: 03/10/2011
Curso: ADMINISTRAÇÃO Período Letivo: 2011/2
Semestre: 2º / 2011
Disciplina: ECONOMIA
Professor EAD: Renata Machado Garcia Dalpiaz
Prof.Tutor Presencial: Rozania Maria de Souza
ALUNO / RA / PÓLO Cristiane Tamires dos Santos / RA: / Itatiba-SP
Edilaine Ferreira Cruz / RA: 302208 / Itatiba-SP
Elaine Sales Mesquita / RA: 304450 /Itatiba-SP
José Carlos da Silva / RA: 295578 / Itatiba-SP
Sérgio Francisco da Silva / RA: 339720 / Itatiba-SP

CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE

O custo de oportunidade foi definido com uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha".
É a escassez que nos obriga a efetuar escolhas, o que implica prescindirmos de determinados bens quando optamos por outros. Deixar de produzir um bem Apara produzir um bem B.
Exemplo: Imagine uma fabrica que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto mesas.
Porem ao colocar recursos para tal descobriu que teria de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade estano valor perdido na venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.
Outro exemplo, se uma empresa optar por aquisição de uma maquina, o custo de oportunidade seria o quanto ela deixou de ganhar se tivesse aplicado seus recursos em outra forma de investimentos mais rentáveis. Geralmente,essa análise comparativa sobre os benefícios não é muito fácil, pois as aplicações envolvem graus de riscosdiferentes.
Custo de oportunidade pode também ser visível numa situação de escolha entre consumo presente e consumo futuro (isto é, poupança): consumo futuro implica necessariamente sacrifício de consumo presente, isto é, o custo de oportunidade da poupança é não mais do que a melhor opção em termos de consumo presente. Além disso, quando consumidores, os seres humanos buscam sempre a maiorsatisfação; quando empresários entre outros objetivos buscam maximização dos lucros.
A CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO
Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre opções de produção. A curva representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com osrecursos e tecnologias existentes. Devido a limitação de recursos, a produção total, de um país por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva. Para fins de simplificação, imagine a decisão sobre uma escolha e suas possíveis soluções num empreendimento de plantio: um sítio com um tamanho fixo, uma base de instalações, insumos agrícolas e umnúmero fixo de trabalhadores. Análise concomitante de tais problemas é bastante complicada, vamos supor que, nesse sítio, os ruralistas estão concentrados em produzir dois tipos de bens: Feijão Guandu e Milho.Se o ruralista utilizar toda a terra para cultivar milho, não haverá área disponível para o plantio de Guandú. Por outro lado, se ele quiser se dedicar somente à cultura de Guandú,utilizando-se de todo o sítio para este fim, não poderá plantar milho.
Existirão é claro, alternativas intermediárias, como a utilização de parte das terras para o plantio de Guandú, ficando a fração restante para a cultura de milho. As várias possibilidades de produção podem ser ilustradas através de um exemplo numérico.
Possibilidades GUANDU MILHO ( KG )
A 0 8000
B 1500 7000
C 2500 6000
D 35005500
E 4500 3500

CONCEITOS DE PRODUTOS ELÁSTICOS E INELÁSTICOS

Elasticidade significa, pois, sensibilidade. O que acontece com a demanda (ou consumo) quando o nível de preços aumenta? Veja as possíveis possibilidades
Demanda ELÁSTICA : a variação da quantidade demandada supera a variação.
Os consumidores estão sempre observando o comportamento dos preços dos produtos. Assim, para cada...
tracking img